Notícias
Coordenador-Geral do CTI Renato Archer é reconhecido com o Prêmio Jabuti Acadêmico
Gilberto Martins, Coordenador-Geral de Competências Institucionais do CTI Renato Archer, foi homenageado com o Prêmio Jabuti Acadêmico, que visa reconhecer a produção científica, técnica e profissional nacional. Promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a segunda edição da premiação foi realizada na noite de 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
Vencedora na categoria Engenharias, dentro do eixo Ciência e Cultura, a obra Energia do Lixo: Tecnologias de Recuperação Energética dos Resíduos Sólidos Urbanos explora soluções para a gestão e o reaproveitamento de resíduos, detalhando as principais tecnologias disponíveis para transformar lixo em eletricidade a partir de biogás, combustíveis derivados de resíduos e processos de gaseificação e pirólise. A obra discute temas cruciais como economia circular, impacto ambiental, políticas públicas e indicadores de sustentabilidade, sempre alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Editado pela Universidade Federal do ABC, o livro foi organizado por Gilberto Martins em colaboração com Antônio Garrido Galego, Giovano Candiani, Reynaldo Palacios Bereche e Silvia Azucena Nebra. Ele pode ser baixado gratuitamente através do link https://editora.ufabc.edu.br/downloads/download/5-livros-em-pdf/67-energia-do-lixo.
O Prêmio Jabuti foi instituído em 1958, e é considerado a mais importante distinção literária brasileira, destacando o que há de mais relevante na produção editorial do País. A versão acadêmica do prêmio foi inaugurada em 2024, e tem como foco o fortalecimento da pesquisa acadêmica no Brasil e o crescimento da educação científica no cenário nacional.
