Notícias
Avanços nas Metas - IDECOR
CRG conclui com êxito as ações de supervisão do Siscor em 2025 Referente à supervisão do Sistema de Correição (SisCor).
A Corregedoria-Geral da União ultrapassou metas nos eixos de estrutura, efetividade e gestão, consolidando os avanços do SisCor ao longo de 2025.
A Corregedoria-Geral da União encerrou 2025 superando as metas estabelecidas em três eixos importantes, a melhoria da estrutura das Unidades Correcionais, a efetividade dos processos, e a avaliação e monitoramento da gestão correcional.
Com relação à estrutura, as ações da CRG possibilitaram incremento de cerca de 30% no número de entidades públicas federais com Unidade de Correição Instituída (UCI), nos termos da Portaria 27/2022. Em alguns casos, observou-se que as próprias instituições se organizaram para alcançar o status de UCI, o que demonstra uma elevação importante na maturidade gerencial dessas instituições.
Em outros casos, foi necessária a intervenção da CRG, no sentido de incentivar que a entidade estabelecesse sua UCI, após ser orientada sobre as vantagens de se manter a governança na área. Quanto à efetividade dos processos, o sucesso foi estabelecido após o lançamento do IDECOR - Índice de Desempenho e Execução da Atividade Correcional do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, em abril de 2025, composto por Indicadores de Gestão e Indicadores de Desempenho, já utilizados pelo órgão central no acompanhamento e supervisão das Unidades de Correição. Esses dois indicadores exigem que a gestão da unidade seja feita dentro de determinados critérios, o que acabou impactando na atualização do sistema ePAD pelas unidades, propiciando maior visibilidade sobre a real efetividade dos processos correcionais conduzidos no SisCor.
Por meio do IDECOR foram atribuídas notas às unidades, disponibilizadas em grupos e divulgadas em transparência ativa no Portal Corregedorias (IDECOR — Corregedorias) https://www.gov.br/corregedorias/pt-br/institucional/siscor/idecor
Sobre a avaliação e monitoramento da gestão correcional, a CRG concluiu as ações de avaliação em 50 entidades públicas, superando a meta estabelecida para o exercício. Todas as recomendações foram cadastradas no eCGU e serão monitoradas ao longo de 2026, de modo a garantir a implementação até dezembro deste ano.
Para fechar o ano, foi feito, também um balanço das ações dos últimos 5 anos, durante os quais foram acompanhadas, de maneira aprofundada, 128 entidades públicas, o que atinge cerca de 50% das unidades integrantes do SisCor. Os trabalhos foram desenvolvidos tanto em parceria com as entidades, por meio das ações de Avaliação e Acompanhamento da Gestão Correcional (AAGC), como de ofício, por meio de análises realizadas pela equipe técnica da CRG sobre normativos disponibilizados nos portais ou incluídos na base de dados do CRGMM pelas próprias entidades.
Os resultados foram, ao final, encaminhados às unidades, com retorno positivo por parte dos gestores na busca por melhorias, em sua grande maioria, o que contribuiu com o sucesso dos trabalhos. Por fim, para fechar o ano e preparar o planejamento das ações junto ao SisCor no novo ano, a CRG realizou o 1º Censo Correcional, em outubro de 2025, com o objetivo de conhecer o cenário real de estrutura e de funcionamento das unidades setoriais de correição nos órgãos e instituições públicas federais. A proposta é utilizar as informações coletadas para estabelecer um plano de ação para o próximo biênio 2026-2027, orientado a solucionar as questões mais importantes e que possibilitem o fortalecimento