Notícias
CAPACITAÇÃO
CRG realiza reunião com Controladorias Regionais para aprimorar fluxo de apoio às ações correcionais nos Estados e Municípios
Figura com captura de tela estilizada da reunião virtual
A Corregedoria-Geral da União (CRG) realizou, na manhã de 6 de outubro, reunião virtual via Teams com os Superintendentes e equipes das Controladorias Regionais dos Estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.
O encontro contou com a participação de 42 pessoas.
As Regionais envolvidas são voluntárias na construção de um novo fluxo de envio de demandas da CRG, voltado ao apoio de ações destinadas à estruturação e fortalecimento das corregedorias situadas em Estados e Municípios, no âmbito do PROCOR e do Time Brasil, além da futura participação nos trabalhos de supervisão das unidades correcionais do Poder Executivo Federal, prevista para o primeiro semestre de 2026.
A abertura dos trabalhos foi conduzida pela Corregedora-Geral da União, Fernanda Álvares da Rocha, que passou a palavra ao Diretor de Articulação, Monitoramento e Supervisão do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, Adriano Augusto de Souza. Em sua fala, ele apresentou as duas formas de atuação da CRG — uma direcionada a Estados e Municípios, e outra relacionada ao Poder Executivo Federal, que está sob responsabilidade da CGSSIS/DICOR, liderada pela Coordenadora-Geral Clarice Knihs. Na sequência, a Coordenadora-Geral de Modernização, Stefanie Groenwold Campos, apresentou as soluções correcionais ofertadas pela CRG, como o sistema ePAD, o Banco de Sanções, o CRG-MM, além das capacitações e eventos promovidos pela Corregedoria-Geral.
Ao final do encontro, os Superintendentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas pontuais sobre o processo de atuação das Regionais nas demandas da CRG. Também participaram da reunião servidores das equipes da CGSSIS e da CGM, reforçando o caráter colaborativo da iniciativa. O principal objetivo da reunião foi abrir um canal permanente de comunicação e cooperação entre a Corregedoria-Geral da União e as Superintendências Regionais, de forma a facilitar o atendimento das demandas correcionais apresentadas por Estados, Municípios e órgãos e entidades federais situados nas respectivas unidades da federação.