Notícias
Censo
CRG finaliza a etapa inicial do 1º Censo Correcional do SISCOR
Houve a participação de 246 instituições integrantes do SISCOR, o que indica um percentual de 99,19%, até hoje.
A Corregedoria-Geral da União (CRG) finaliza essa semana a etapa de coleta de dados do 1º CENSO CORRECIONAL do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SISCOR). Houve a participação de 246 instituições integrantes do SISCOR, o que indica um percentual de 99,19%, até hoje.
Com os dados recebidos até o momento, já é possível traçar cenários importantes em torno do SISCOR:
1) Sobre PESSOAS: cerca de 2.500 servidores/empregados públicos federais atuam no SISCOR, abrangendo cerca de 752.760 agentes públicos submetidos às normas disciplinares, no Poder Executivo federal. Dos servidores que atuam nas unidades de correição, 73% têm mais de 40 anos, 92% têm escolaridade igual ou superior à graduação e cerca de 13% já cumprem os requisitos para se aposentar nos próximos 3 anos.
2) Sobre INFRAESTRUTURA DAS UNIDADES DE CORREIÇÃO DO SISCOR: cerca de 41% dos respondentes consideram as instalações físicas da unidade de correição adequadas (nível de satisfação igual ou superior a 9) e 28,98% consideram inadequadas (nível de satisfação igual ou abaixo de 6). Por sua vez, 40,00% consideram as condições de trabalho adequadas (nível de satisfação igual ou superior a 9) e cerca de 28% consideram inadequadas (nível de satisfação igual ou abaixo de 6).
3) Sobre CARGA DE TRABALHO: cerca de 77% das unidades de correição atuam exclusivamente na condução de atividades disciplinares (responsabilização de agentes públicos e entes privados) e 30% atuam também em outras funções, além da área correcional.
Censo Correcional

O Censo Correcioal uma pesquisa ampla, promovida pela Corregedoria-Geral da União junto às 248 Unidades Setoriais de Correição (USC) que compõem o Sistema de Correição (SisCor), com o objetivo de conhecer o cenário atual da área no Poder Executivo Federal:
O Censo voltou-se a dois eixos principais de informação:
- EIXO 1 – Estrutura e Governança da Unidade Setorial de Correição;
- EIXO 2 – Efetividade dos Instrumentos da Política de Gestão Correcional nos Órgãos.
A iniciativa reforça o compromisso da CRG com o aperfeiçoamento contínuo da governança e efetividade do trabalho realizado nas unidades de correição dos órgãos e entidades públicas federais, fortalecendo a atuação do SisCor em toda a Administração Pública Federal.