Notícias
SisCor
Corregedoria-Geral da União promove reunião com Corregedorias do Poder Executivo Federal
No dia 22 de maio, a Corregedoria-Geral da União promoveu uma reunião com cerca de 300 participante das corregedorias integrantes do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SISCOR), com o objetivo de apresentar oficialmente a nova corregedora-geral da União, Fernanda Álvares da Rocha, e o novo diretor de Articulação, Monitoramento e Supervisão do Sistema de Correição, Adriano Augusto de Souza.
Durante a reunião com os integrantes do Sistema de Correição, a nova corregedora-geral da União, Fernanda Álvares da Rocha, compartilhou um pouco de sua trajetória e destacou o espírito de continuidade e colaboração que pretende imprimir à gestão: “Meu papel aqui, a princípio, é dar continuidade aos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos e contribuir para o avanço desse legado que foi deixado. Acredito que com a minha experiência, tanto de trabalhar com a supervisão dentro da casa quanto de ter atuado na ponta, sendo supervisionada pela CGU, posso contribuir muito. Acho que um dos grandes desafios que a gente tem enquanto sistema é diminuir essas assimetrias entre corregedorias. O nosso sucesso aqui depende do sucesso de cada um de vocês aí. Isso eu tenho bastante consciência. Não fazemos nada sozinhos, só nós aqui.”
O diretor de Articulação, Monitoramento e Supervisão do Sistema de Correição, Adriano Augusto de Souza compartilhou um pouco da sua trajetória e ressaltou o compromisso com o fortalecimento das corregedorias: “Sou servidor de carreira da CGU há 18 anos. Tenho um apreço muito grande por esse sistema e por tudo o que ele representa para a integridade no serviço público. Acredito que nosso trabalho tem impacto direto na confiança das pessoas nas instituições. Por isso, buscaremos apoiar o fortalecimento da atuação das corregedorias, respeitando suas particularidades, mas promovendo a integração e o aperfeiçoamento contínuo da governança.”
A coordenadora-geral de Supervisão do SISCOR, Clarice Knihs, também participou da reunião e destacou as duas principais ferramentas de gestão disponibilizadas para as unidades setoriais de correição, quais sejam, o CRGMM e o IDECOR: “Tanto o CRGMM como o IDECOR não são apenas ferramentas de avaliação, mas dois verdadeiros aliados da gestão. Eles nos permitem identificar onde estão os gargalos, onde precisamos apoiar mais, e também reconhecer os avanços na gestão das unidades do SISCOR. Cada unidade correcional pode enxergar o próprio desempenho com mais clareza e, a partir disso, tomar decisões mais assertivas. Nosso foco é que haja mais participantes na próxima rodada do CRGMM, bem como que o IDECOR seja utilizado cada vez mais como um instrumento de melhoria, e não apenas de medição.”
O CRG-MM (Modelo de Maturidade Correcional) é uma ferramenta estratégica desenvolvida pela Corregedoria-Geral da União para diagnosticar e orientar o nível de maturidade das unidades do Sistema de Correição (SisCor). Por meio da auto-avaliação e de parâmetros técnicos, o modelo permite que cada unidade identifique seu estágio atual e planeje ações para evoluir continuamente rumo à excelência na gestão correcional. Já o IDECOR (Índice de Desempenho e Execução da Atividade Correcional) é um indicador instituído pela Portaria CGU nº 181/2024 que avalia a performance das unidades setoriais de correição com base em critérios de gestão e desempenho. O índice organiza as instituições em grupos conforme sua pontuação, possibilitando o acompanhamento da evolução e subsidiando melhorias na atuação correcional.