Notícias
Evento
Corregedoria-Geral da União é convidada para evento Nacional de Enfrentamento ao Assédio Moral
No dia 16 de julho, a Corregedoria-Geral da União (CRG), por meio da Coordenação-Geral de Uniformização de Entendimentos (CGUNE), participou do evento “Assédio Moral: Como Evitar, Como Agir”, promovido pela unidade setorial de correição do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), com o Corregedor Edilson Francisco da Silva à frente da organização. A ocasião reuniu autoridades, gestores, servidores e colaboradores para discutir formas de prevenção e combate ao assédio moral no ambiente de trabalho.
Realizado no Auditório do MPA, em Brasília, o evento teve duração de duas horas e meia (das 10h às 12h30) e teve um quórum de mais de 350 participantes, entre presença física e virtual — com 162 pessoas no auditório e um pico de 242 acessos simultâneos online por servidores de todo o Brasil.
Entre os presentes, destacou-se a participação do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que acompanhou de perto os debates e reforçou o compromisso da pasta com um ambiente de trabalho ético, saudável e respeitoso. Além dele, também estiveram presentes:
• Édipo Araújo Cruz, secretário-executivo do MPA;
• Paulo Ferreira de Oliveira Junior, corregedor-geral Adjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária;
• Alysson de Carvalho Pinheiro Lago, subsecretário de Gestão de Pessoas Substituto do MAPA;
• Francisco Arruda Vieira de Melo Filho, coordenador-geral de Pessoas do MPA.
A palestra principal foi conduzida por Aline Rodriguero Dutra, auditora federal de finanças e controle, que abordou de maneira clara e didática as definições, sinais, consequências e formas de enfrentamento ao assédio moral nas organizações públicas. A fala buscou sensibilizar os servidores sobre a importância de um ambiente institucional saudável, baseado no respeito mútuo e na integridade das relações profissionais.
O evento reforça a preocupação em promover a conscientização sobre práticas que afetam negativamente o bem-estar no serviço público e a importância de canais institucionais eficazes para denúncias e acolhimento. Com esse movimento, ao Corregedoria do Ministério da Pesca e Aquicultura se mostra consoante com as diretrizes da Corregedoria-Geral da União, como órgão central do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, o SisCor, e reafirma seu compromisso com a integridade, valorização do servidor e promoção de ambientes de trabalho seguros, agradáveis e respeitosos.