Notícias

CNPq é homenageado com a Medalha do Mérito Tamandaré

Publicado em 14/12/2021 14h56 Atualizado em 14/12/2021 14h58

Em cerimônia alusiva ao Dia do Marinho, nessa segunda-feira, 13, em Brasília, a Marinha do Brasil condecorou o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, e a Diretor de Cooperação Institucional da agência, Zaira Turchi, com a Medalha Mérito Tamandaré. Diversas autoridades civis e militares também foram homenageadas.

O presidente do CNPq, Evaldo Vilela, a diretora, Zaira Turchi, na cerimônia de imposição da Medalha Tamandaré

A Medalha Mérito Tamandaré, criada pelo Decreto nº 42.111, de 20 de agosto de 1957, destina-se a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, "que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos".

O CNPq e a Marinha possuem uma parceria histórica, desde a criação da agência, tendo o Almirante Álvaro Alberto como idealizador, fundador e primeiro presidente. Além disso, as duas instituições atuam em cooperação no apoio a pesquisas científicas no âmbito de iniciativas como Programa Antártico Brasileiro, o Proantar, e o Programa Arquipélago e Ilhas Oceânicas.