Notícias
MCTI
CETENE participa de reunião estratégica com dirigentes das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do MCTI
Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) participou, nesta quinta-feira (5), da Reunião com Dirigentes das Unidades de Pesquisa e das Organizações Sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizada no Auditório Renato Archer, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
Representando o CETENE, o diretor Marcelo Carneiro Leão integrou o encontro, que reuniu lideranças do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de alinhar diretrizes, fortalecer a governança institucional e discutir estratégias para ampliar o impacto das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação no país.
Durante a reunião, foram abordados temas como planejamento estratégico, integração entre as Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais, além do papel da ciência no desenvolvimento nacional sustentável e na redução das desigualdades regionais.
O diretor do CETENE destacou que o encontro teve como foco a avaliação das entregas previstas para 2026 pelas Unidades de Pesquisa. Segundo ele, “foi estabelecido um diálogo permanente com o Ministério para avançar nessas pautas, em uma reunião positiva que contribui para o fortalecimento das ações de ciência, tecnologia e inovação no país”, afirmou Marcelo Carneiro Leão.

O evento foi promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, reafirmando o compromisso do MCTI com a articulação institucional e o fortalecimento do ecossistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.Para a ministra do MCTI, Luciana Santos, o encontro foi um momento de reflexão.
“A ideia é fazer um balanço breve do que temos construído ao longo desse período, que foi, essencialmente, a condução de uma política pública de ciência, tecnologia e inovação — uma das mais estratégicas para o projeto de nação”, afirmou. Um dos objetivos do alinhamento é ampliar a capacidade de resposta do ministério e de suas vinculadas às demandas científicas, tecnológicas e de inovação do País no próximo ano.