Notícias
Lançamento no CETENE
Tecnologia SARA recebe investimento de R$ 21 milhões para pesquisa e expansão no semiárido brasileiro
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anuncia a ampliação da Tecnologia SARA (Saneamento Ambiental e Reuso de Água), uma iniciativa desenvolvida por pesquisadores da instituição para enfrentar dois desafios históricos do semiárido: a insegurança hídrica e a dificuldade de acesso ao saneamento básico na zona rural. O sistema SARA trata as águas oriundas do esgoto doméstico, escolar e comunitário e funciona como uma fonte alternativa de água para o cultivo de plantas forrageiras e alimentícias, com foco no desenvolvimento sustentável e na adaptação às mudanças climáticas na região semiárida.
Atualmente, a tecnologia SARA conta com mais de 370 unidades na região e entrará em uma nova fase com o aporte de R$ 21 milhões advindos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O montante será executado pelo INSA e pela Finep e terá entre as suas metas a instalação de novas unidades do SARA no semiárido, a avaliação dos impactos socioeconômicos e ambientais das unidades em funcionamento, a expansão da tecnologia de reuso com foco na diversificação e desenvolvimento de bioprodutos e a construção de um modelo de governança colaborativa da água pelos seus beneficiários.
Desde que começou a ser utilizada, em 2018, a tecnologia SARA tem contribuído não apenas para ampliar o acesso à água e ao esgotamento sanitário adequado, mas também para fortalecer a agricultura familiar, aumentar a segurança alimentar e nutricional e gerar renda para as comunidades beneficiadas, destacando-se como uma iniciativa de alta relevância ambiental, social e econômica para o semiárido brasileiro.
Reconhecendo esse papel estratégico, a Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) do MCTI e o INSA promovem, na próxima sexta-feira (30), uma cerimônia de inauguração simbólica das 372 unidades do SARA e lançamento da nova etapa do projeto de expansão da tecnologia com os recursos do FNDCT a serem executados pelo INSA e pela Finep. O evento acontece às 14h30 no Auditório Prof. Ivon Fittipaldi do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), situado na Avenida Professor Luiz Freire, nº 01, Cidade Universitária, Recife (PE).
A agenda do evento conta com a seguinte programação:
14h30 - Cerimônia de abertura com a Ministra Luciana Santos e autoridades convidadas
15h30 - Apresentação da tecnologia SARA pelo INSA
16h - Diálogo com os participantes
17h - Coffee break de encerramento.
Além de representantes do MCTI, do INSA e do Cetene, que sedia o evento, conta com a participação de parceiros institucionais como a Finep, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)/Projeto Dom Helder Câmara, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA),a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e o Consórcio Nordeste.
