Notícias
O Brasil em Busca de Soluções para a Poluição Plástica
Mais de 430 milhões de toneladas de plástico são produzidas anualmente em todo o mundo
A pesquisadora doutora Laureen Houllou, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), participa na manhã desta terça-feira (6), em Brasília, do evento "O Brasil em Busca de Soluções para a Poluição Plástica", realizado em conjunto com o Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), em comemoração ao 50º Dia Mundial do Meio Ambiente.
Lauren, que é coordenadora do programa Mata Atlântica do CETENE, foi convidada para dar contribuições sobre soluções tecnológicas para o enfrentamento da poluição plástica. No geral participam do evento diversas autoridades, representantes da sociedade civil e indústria, incluindo a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva; e o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin.
Na ocasião, ocorrerá diálogo entre os secretários Adalberto Maluf (MMA), Rodrigo Rollemberg (MDIC) e a Ministra Maria Angélica Ikeda, Diretora do Departamento de Meio Ambiente (MRE), para discutir a implementação de medidas efetivas na luta contra a poluição plástica.
Em seguida, Camila Barcelos (ABIQUIM), Ademilson Zamboni (ONG Oceana), Kallel Kopp (MeuCopoEco), Mundano (PimpMyCarroça) e a catadora autônoma, Nanci Darcolete, junto com Ronei Alves da Silva (MNCR), debatem soluções já em prática para combater a poluição plástica e promover a circularidade do plástico.
A repórter especial do Valor Econômico, Daniela Chiaretti, será a mediadora das discussões. PESQUISAS - Atualmente, o CETENE está empenhado no desenvolvimento de um tipo de bioplástico produzido por bactérias e microalgas, visando substituir o plástico tradicional.
Além disso, o centro está trabalhando em um filtro que remove uma parte significativa de microplásticos presentes na água. ONU - O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é a principal autoridade global em questões ambientais e trabalha em parceria com governos, organizações e a sociedade civil para promover a conservação e a sustentabilidade ambiental em todo o mundo. Mais de 430 milhões de toneladas de plástico são produzidas anualmente em todo o mundo.