Notícias
Equipe do Cetene recolhe 360 kg de lixo em mangue do Recife em ação de conscientização ambiental
Trezentos e sessenta quilos de lixo recolhidos em uma hora. Esse foi um dos resultados da ação “Cetene Mangue Limpo”, realizada no Recife pela equipe de colaboradores da unidade de pesquisa do MCTI nesta quarta-feira. A ação de conscientização ambiental está alinhada a algumas das pesquisas desenvolvidas na instituição, que visam ao combate aos impactos provocados pelo microplástico no ecossistema.
“Esse plástico sofre vários processos de fragmentação na natureza; ele se degrada até se tornar o que chamamos de ‘microplásticos’. Eles são muito danosos e perigosos, pois acabam sendo consumidos pelos peixes, por outros animais marinhos e, consequentemente, por nós. No Cetene, nós nos preocupamos com o desenvolvimento de materiais que substituam esses [plásticos]”, explicou a tecnologista Adriana Soares, responsável pela iniciativa.
O mutirão contou com o apoio da ONG Xô Plástico, que trabalha há sete anos com educação ambiental e ações de limpeza nas praias e nos mangues de Pernambuco. Para a fundadora da organização, a parceria com o Cetene contribui para ampliar a visibilidade sobre o problema dos resíduos sólidos.
“Essas ações nos ajudam a sensibilizar as pessoas, pois funcionam como um chamado para que a sociedade consiga enxergar esse problema da poluição plástica no nosso território. Também ajudam a mostrar a importância dos manguezais para o Recife. Acredito que todos que participaram vão ter um olhar mais atento para a forma como lidam com o lixo”, resumiu Laís Araújo, fundadora da ONG.