Notícias
CETENE e Justiça Federal em Pernambuco estabelecem cooperação voltada à inovação e ao desenvolvimento sustentável
Cetene e Justiça Federal em Pernambuco
O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade de pesquisa do MCTI, e a Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) celebraram, nesta segunda-feira (09), o Protocolo de Intenções nº 2/2026, que estabelece cooperação estratégica voltada à inovação e ao desenvolvimento sustentável. A assinatura foi realizada na sede da JFPE e reuniu o diretor substituto do CETENE, Frederico Toscano, a diretora do foro da JFPE, juíza federal Amanda Lucena, e também o juiz federal Jaime Sarinho, coordenador do Labi Fervo (Laboratório de Inovação da JFPE).
Com vigência inicial de 12 meses, o protocolo servirá como base para a elaboração de planos de trabalho conjuntos e intercâmbio de informações técnicas, unindo esforços com o objetivo de complementar experiências das instituições. “Trata-se de um ato muito importante para o CETENE porque permite que o nosso Laboratório de Computação Aplicada possa assumir o desafio de colaborar na melhoria da experiência do acesso do cidadão à justiça”, avaliou o diretor substituto, Frederico Toscano.
Também estão previstas reuniões e troca de informações, para definição de atuação institucional conjunta. A participação do Labi Fervo no processo reforça o compromisso com a experimentação de novas metodologias que possam dar celeridade e eficiência à prestação jurisdicional. Na avaliação da diretora do Foro, a juíza federal Amanda Lucena, a interação com um ente externo, como o CETENE, permite novos olhares sobre os desafios enfrentados pela justiça.
“A ideia é que possamos trabalhar, pensar juntos e sob um novo olhar. Por meio disso, otimizar todos os processos, sejam os processos administrativos, que fazem a máquina funcionar, sejam os processos judiciais, a identificação desses gargalos e de soluções sob outra ótica, uma nova visão. Nossa expectativa é de facilitar todo o trabalho da justiça”, resumiu.
O pesquisador da área de Computação Científica do CETENE, Filipe Arruda, que será o responsável técnico pelas iniciativas a serem desenvolvidas, também participou da reunião. Também estiveram presentes os assessores jurídicos Pedro Barbosa e Drielly Barbosa. Além deles, integraram a reunião a diretora administrativa da JFPE, Izabel Furtado, a coordenadora operacional do Labi Fervo, Adelia Cavalcante, e a diretora de tecnologia da informação da JFPE, Fernanda Montenegro.
