Notícias
Cetene abre portas para estudantes de escolas públicas em evento nacional de ciência e tecnologia
Estudantes do ensino médio das escolas Barros Carvalho e Diário de Pernambuco visitaram o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), unidade de pesquisa do MCTI, como uma ação local da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Na ocasião, eles puderam vivenciar de perto como a ciência se conecta ao nosso cotidiano e à preservação do planeta.
“A proposta é aproximar a ciência da formação dos jovens, mostrando que ela é uma ferramenta concreta para enfrentar desafios regionais, especialmente os relacionados aos oceanos e às mudanças climáticas”, afirma a tecnologista Adriana Carvalho, uma das coordenadoras da atividade.
A iniciativa contou com a palestra sobre preservação oceânica ministrada pelo professor da Universidade Federal da Paraíba, Marçal Rosas, que destacou a importância da cultura oceânica, com o tema: “Planeta Água e mudanças climáticas: ciência e tecnologia em defesa dos oceanos e dos territórios”.
“Tentei apresentar uma mensagem sobre a importância da preservação do meio ambiente, que tem a ver com o projeto no qual atuamos, e também sobre como abordar problemas complexos de maneira multidisciplinar, com o apoio de vários perfis técnicos. Esse espaço criado pelo Cetene é muito importante para ajudar na sensibilização desse público”, disse ele.
Foram dois dias de aprendizado e troca de conhecimento para os alunos das Escolas de Referência em Ensino Médio Barros Carvalho, do bairro da Várzea, e Diário de Pernambuco, do Engenho do Meio, ambas no Recife. Eles puderam vivenciar de perto como a ciência se conecta ao nosso cotidiano e à preservação do planeta.
"Eu não sabia que o conhecimento sobre a tecnologia está em todos os lugares. Desde pequenas coisas até as mais avançadas. Então, fica a mensagem de conscientização para que tudo que a gente for fazer seja algo mais sustentável. Porque as pequenas coisas também tornam o meio ambiente melhor para a sociedade", refletiu a aluna Thayza Vitória.
Os visitantes também conheceram pesquisas do Cetene sobre bioplásticos, hidrogênio verde e conservação da Mata Atlântica, além de programas estratégicos como a incubadora de empreendimentos tecnológicos, IncubaScience, e o Futuras Cientistas. Este último chamou a atenção da aluna Maria Eduarda Bandeira, do EREM Diário de Pernambuco.
"Eu não sabia que existia esse projeto. Ele é um investimento em nós mulheres, voltado para meninas do ensino médio e também para quando já estão no ensino superior. Fiquei muito interessada", afirmou a estudante.
A SNCT é coordenada nacionalmente pelo MCTI. Nesta 22ª edição, ela teve como tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, reforçando a ciência como política pública de Estado. A etapa nacional ocorre em Brasília, de 20 a 26 de outubro, e também conta com a participação do Cetene. A ação local fortalece a formação da nova geração de cientistas e também de pessoas que valorizem a C&TI.