Notícias
Tecnologias Quânticas é o tema do próximo Conversando Ciência
O pesquisador Alexandre Martins, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), é o convidado da edição de julho Conversando Ciência. O evento acontecerá no dia 30 de julho, quarta-feira, às 10h30, no Auditório Ministro João Alberto, com transmissão ao vivo pelo canal do instituto no YouTube.
O tema do encontro será “Tecnologias Quânticas” e faz parte da programação do CBPF para 2025, tendo como base a celebração do “Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica”, definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Conversando Ciência traz para o público não especializado palestras e debates promovidos, principalmente, nas áreas de física e de pesquisas do instituto com o objetivo de compartilhar conhecimento, promover debates e fomentar a discussão sobre temas relevantes para a comunidade científica e a sociedade em geral.
Sobre o tema:
Tecnologias quânticas referem-se a um conjunto de tecnologias que utilizam os princípios da mecânica quântica para desenvolver computadores mais potentes, comunicação segura e sensores mais precisos. Baseiam-se em fenômenos como superposição, emaranhamento e tunelamento quântico para processar informações de maneira diferente da computação tradicional.
Ainda em estágios iniciais de desenvolvimento, as tecnologias quânticas têm o potencial de transformar diversas áreas da ciência, tecnologia e indústria.
O CBPF desenvolve pesquisas na área e conta com o Laboratório de Tecnologias Quânticas, o QuantumTec, que atua em quatro grandes linhas de pesquisas: a produção de chips quânticos e outros dispositivos baseados em junções Josephson; óptica quântica e comunicação quântica; aplicações de sensores quânticos à base de diamante. Essas técnicas se unem à Ressonância Magnética Nuclear, utilizada há mais de 20 anos no CBPF no processamento da informação quântica.
O QuantumTec tem como objetivos a fabricação de dispositivos supercondutores, mais especificamente chips quânticos, SQUIDs (dispositivo de interferência quântica supercondutor, em tradução livre), amplificadores paramétricos, detectores de fótons, entre outros; e à comunicação quântica, que também tem recursos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Informação Quântica e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Sobre o palestrante
Alexandre Martins é graduado em Física pela Universidade Federal Fluminense, mestre e doutor pelo CBPF. Realizou pós-doutorados na Technische Universität Dortmund (Alemanha) e no Institute for Quantum Computing (IQC), da University of Waterloo (Canadá). Atualmente, é pesquisador do CBPF e Cientista do Nosso Estado (CNE) pela Faperj. Atua na área de Física, com ênfase em Informação Quântica e Ressonância Magnética Nuclear (RMN), desenvolvendo pesquisas experimentais nas técnicas de RMN, detecção óptica de sinais de ressonância e em dispositivos supercondutores.
CONVERSANDO CIÊNCIA
Palestrante: Alexandre Martins de Souza
Tema: Tecnologias Quânticas
Local: Auditório Ministro João Alberto
Dia: quarta-feira, 30/07
Horário: 10h30
Transmissão pelo canal do CBPF no YouTube: https://www.youtube.com/@CBPFMCTI