Notícias
Seminários de Física: CBPF recebe Luiz Davidovich
As Coordenações de Pesquisa do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) promovem o seminário “Metrologia quântica: além dos limites clássicos de precisão”, ministrado pelo físico e ganhador do prêmio TWAS 2025, Luiz Davidovich. O seminário acontecerá no dia 07 de outubro (terça), às 11h, no Auditório Ministro João Alberto.
Sobre o seminário
A estimativa de parâmetros desempenha um papel fundamental na ciência e na tecnologia. Ela é baseada em medidas realizadas em um sistema sonda, que experimenta um processo dependente de um parâmetro a ser estimado. A metrologia quântica envolve os últimos limites de precisão no procedimento de estimativa, considerando as restrições impostas pela física quântica, bem como as possíveis melhorias na precisão obtidas por meio do uso de estados quânticos do sistema sonda. Os parâmetros de interesse podem ser, por exemplo, um deslocamento de fase em um interferômetro, a duração de um processo, uma força fraca atuando sobre um objeto, a frequência de uma transição atômica, a aceleração da gravidade ou o campo magnético gerado pelas correntes elétricas do cérebro. Sensores quânticos, já disponíveis atualmente, permitem a detecção de lençóis subterrâneos de água e óleo por meio da detecção da aceleração da gravidade g na superfície terrestre com precisão de 10⁻⁹ g, propiciam sistemas de navegação inercial para navegação autônoma, que dispensam o uso do GPS, e magnetoencefalogramas extremamente precisos. Relógios atômicos que medem um segundo com precisão de 19 casas decimais permitem localizações mais exatas com o GPS, a sincronização precisa de redes de telecomunicação, bem como testes fundamentais da Fisica. Esta palestra apresentará uma introdução a essa área de pesquisa e uma revisão de resultados obtidos na Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre a estimativa de parâmetros na presença inevitável de ruídos.
Sobre Luiz Davidovich
O físico presidiu a Academia Brasileira de Ciências (ABC) entre 2016 e 2022 e iniciou o Projeto Ciência Brasil para fortalecer setores estratégicos no desenvolvimento nacional. Além disso, recebeu diversas premiações, como a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2000), o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia (CNPq, 2010) e, agora, o Prêmio TWAS 2025.
Salve em seu calendário
Palestrante: Luiz Davidovich
Tema: Metrologia quântica: além dos limites clássicos de precisão
Dia: 07/10/2025 – terça-feira
Horário: 11h
Local: Auditório Ministro João Alberto Lins e Barros, à Rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ).
