Notícias
Seminários de Física: CBPF recebe Lia Medeiros
No dia 18 de dezembro, às 16h, as Coordenações de Pesquisa do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) promovem o seminário “Imagens de buracos negros com o EHT: o que aprendemos com elas e como podemos melhorá-las”, ministrado pela professora da Universidade de Wisconsin (Milwaukee), Lia Medeiros. O seminário acontecerá no Auditório do 6° andar do instituto.
Sobre o tema
As imagens em escala do horizonte do buraco negro no Centro Galáctico, Sagittarius A* (Sgr A*), publicadas pelo Event Horizon Telescope (EHT) em 2022, permitem novos testes de campo forte da métrica de Kerr em um regime até então inexplorado. Discutirei as observações do EHT de Sgr A*, com foco particular em como esses novos resultados podem ser usados para testar física fundamental. Também comentarei brevemente sobre os resultados anteriores de M87. Na segunda parte do seminário, abordarei como podemos aprimorar esses resultados no futuro. Apresentarei PRIMO, um novo algoritmo de aprendizado de máquina para análise de dados do EHT, treinado numa grande biblioteca de resultados de simulações de alta fidelidade. Por fim, mostrarei uma nova imagem com maior resolução do buraco negro em M87 reconstruída com PRIMO.
Sobre a palestrante
Astrofísica computacional de altas energias interessada em objetos compactos. Professora assistente na Universidade de Wisconsin-Milwaukee. Anteriormente, participou do Programa de Bolsas Hubble da NASA, foi bolsista Einstein na Universidade de Princeton, membro do Instituto de Estudos Avançados (IAS) e bolsista de pós-doutorado em Astronomia e Astrofísica da Fundação Nacional de Ciência (NSF). Membro da Colaboração do Telescópio Horizonte de Eventos (EHTC). Grande parte de seu trabalho tem se concentrado na preparação para observações do EHT, bem como na análise e interpretação dos dados. Coordenou o Grupo de Trabalho de Entradas de Física Gravitacional dentro do EHT por dois anos e meio e coordenou o primeiro projeto de grande escala desse grupo de trabalho, o sexto artigo da série Sgr A*. Também desenvolveu um algoritmo baseado em aprendizado de máquina, o PRIMO, para análise de dados do EHTC, que utiliza simulações de alta resolução e alta fidelidade como conjunto de treinamento para imagens interferométricas. O algoritmo PRIMO foi utilizado para reanalisar os dados do EHTC e obteve a resolução máxima do conjunto de radiotelescópios.
Salve em seu calendário
Palestrante: Lia Medeiros
Tema: Imagens de buracos negros com o EHT: o que aprendemos com elas e como podemos melhorá-las
Dia: 18/12 (quinta-feira)
Horário: 16h
Local: Auditório do 6° andar, à Rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ).
