Notícias
Seminários de Física: CBPF recebe Amir Caldeira, teórico citado em Prêmio Nobel
No dia 18 de novembro, às 16h, as Coordenações de Pesquisa do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) promovem o seminário “Fenômenos quânticos macroscópicos e tópicos relacionados: um breve histórico e o Nobel em física de 2025”, ministrado pelo físico e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Amir Caldeira. O seminário acontecerá no Auditório do 6° andar do instituto.
Sobre o tema
A intenção da palestra é apresentar um resumo cronológico do desenvolvimento das ideias básicas do que chamamos de fenômenos quânticos macroscópicos, mostrar onde encontrá-los e porque estudá-los.
Será abordado o problema apresentando dispositivos supercondutores mesoscópicos – os SQUIDs e as CBJJs –, que funcionam como “átomos gigantes” e onde efeitos como a quantização da energia e o tunelamento quântico estão presentes. Será ainda discutido quais são as implicações da ocorrência de fenômenos quânticos nesses sistemas e as inevitáveis influências às quais estão sujeitos, como a presença de efeitos dissipativos.
Em seguida, serão apresentados os resultados experimentais que constataram inequivocamente a existência dos fenômenos quânticos macroscópicos em dispositivos supercondutores, além das medidas pioneiras de Clarke, Devoret e Martinis que lhes renderam o Prêmio Nobel de Física de 2025.
Para finalizar, outros exemplos de fenômenos em matéria condensada serão mencionados, suas potenciais aplicações e até mesmo seu possível impacto na fundamentação da mecânica quântica.
Sobre Amir Caldeira
Amir Caldeira desenvolve pesquisas na área de física da matéria condensada. De 2009 a 2014, foi coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Quântica (INCT-IQ), parte do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, financiado pelo CNPq. Seus trabalhos envolvem, em especial, estudos acerca de problemas de dissipação quântica e sistemas de elétrons fortemente correlacionados. É professor do Departamento de Física da Matéria Condensada, do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp. Graduou-se em física em 1973 e fez mestrado na mesma área, terminado em 1976. Os dois cursos foram realizados na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Salve no calendário
Palestrante: Amir Caldeira.
Tema: Fenômenos quânticos macroscópicos e tópicos relacionados: um breve histórico e o Nobel em física de 2025.
Dia: 18/11/2025 – terça-feira.
Local: Auditório do 6° andar, à Rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, Rio de Janeiro.
