Notícias
RioFAB estreia no CBPF e impulsiona novas fronteiras em fabricação e materiais
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) foi palco do 1° Workshop RioFAB: Desenvolvimentos em Tecnologias de Fabricação e Materiais. Durante todo o dia 26, pesquisadores, estudantes e profissionais da área estiveram reunidos para se atualizarem sobre os avanços da manufatura moderna e discutirem novas fronteiras em tecnologias de fabricação e de materiais.
Em sua primeira edição, o evento recebeu aproximadamente 70 pessoas de 17 instituições e abriu espaço para debates, demonstrações e conexões entre grupos que vêm impulsionando pesquisas e soluções nesse campo de conhecimento, que cresce no Brasil e no mundo.
A programação trouxe palestras, apresentações de projetos e sessões técnicas que abordaram desde métodos emergentes de fabricação até investigações sobre materiais funcionais. O encontro também destacou iniciativas que aproximam a pesquisa científica das demandas industriais, reforçando a importância da transferência de tecnologia para estimular inovação e desenvolvimento.
Para Rodrigo Felix, tecnologista do CBPF e coordenador da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico (COTEC), o encontro reafirmou o compromisso do instituto em transformar conhecimento científico em inovação para o bem social. Ele ressalta que, no Laboratório de Instrumentação e Tecnologia Mecânica (LITmec), o trabalho envolve converter ideias em soluções concretas com base no desenvolvimento de instrumentação científica, prototipagem, automação, manufatura avançada e suporte tecnológico a projetos estratégicos. Por isso, o encontro promove o debate sobre uma agenda estratégica para o CBPF e para o Brasil:
“A área de tecnologias de fabricação e materiais tem impacto direto em nosso cotidiano porque está presente, por exemplo, na produção de equipamentos médicos que salvam vidas, na infraestrutura de transporte, energia e segurança, além de desenvolver tecnologia nacional que reduz dependências externas”.
O evento consolida, mais uma vez, o CBPF como porta de entrada para a integração e difusão do conhecimento. Com temas que vão da manufatura avançada à ciência de materiais, o RioFAB reforça o compromisso do instituto com a inovação científica e tecnológica, assim como com a capacitação de profissionais aptos a enfrentar os desafios dessa nova era da fabricação.

