Notícias
Rio recebe Web Summit
A cidade maravilhosa sediou, de 27 a 30 de abril, no Riocentro, a edição 2025 do Web Summit, um dos principais eventos globais voltados à inovação, tecnologia e empreendedorismo. O encontro reuniu participantes de mais de cem países e atraiu 1.397 startups — sendo 46% fundadas por mulheres — em busca de conexões e novas oportunidades.
Com uma proposta de integração ampla entre diferentes atores do ecossistema de inovação, o evento ofereceu espaços diversos para networking, como os meetup lounges espalhados pelos pavilhões, além dos developers lounges, que permitiam aos profissionais manterem sua rotina de trabalho conectada ao evento. Um aplicativo próprio potencializou ainda mais essa integração, indo além das agendas e mapas: ele conectava participantes com interesses semelhantes e sugeria interações.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação marcou presença com uma série de Masterclasses e com presença da ministra Luciana Santos, participou da abertura do evento junto com Paddy Cosgrave, CEO e fundador do Web Summit; Antonio Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio Rio de Janeiro; e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. A ministra também anunciou (28) o lançamento da sexta edição do Programa Mulheres Inovadoras, uma iniciativa do MCTI e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Na ocasião, também foi realizada a cerimônia de premiação das startups lideradas por mulheres que se destacaram na edição de 2024.
Para o diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Márcio Portes de Albuquerque, o evento reforça a importância do diálogo entre ciência e inovação: “É preciso entender esse elo cada vez mais importante entre a pesquisa e a inovação, e nesse sentido, o Rio de Janeiro tem sido estratégico. No CBPF, temos participado da Aliança para a Inovação, em conjunto com diversas instituições locais, inclusive a própria Prefeitura, para levar o conhecimento avançado até a inovação aqui na cidade do Rio”.
Women in Tech
Buscando fortalecer a participação feminina, o programa Women in Tech, um dos pilares do Web Summit, disponibilizou ingressos com desconto para mulheres atuantes no setor além de um espaço exclusivo no evento: o Women in Tech Lounge.
Esta edição também trouxe a iniciativa embaixadoras, no qual dez mulheres da área de tecnologia, que já haviam participado de edições anteriores, compartilharam suas histórias e experiências.
Rio +5
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Eduardo Paes anunciou que o Web Summit permanecerá no Rio de Janeiro até 2030. A decisão faz parte do projeto Rio AI City, que tem como meta transformar a cidade em um dos principais hubs de inteligência artificial do mundo até 2032.
"Como todos sabem, o mundo está vivenciando uma aceleração tecnológica sem precedentes. Aqui no Rio, não somos apenas observadores. Queremos impulsionar a revolução da IA e garantir que ela sirva bem ao público. É por isso que também estou muito feliz em anunciar que construiremos a ‘Rio AI City’. O maior hub de data center da América Latina e um dos maiores do mundo", anunciou Paes.

