Notícias
Presidência da FAPERJ visita infraestrutura da Rede-Rio no CBPF
Na quinta-feira, 13 de fevereiro, a presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Caroline Alves, visitou o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) para conhecer de perto a infraestrutura da Rede-Rio.
A presidente e sua comitiva – composta por Eliete Bouskela, diretora científica; Juliana Aguiar, chefe de gabinete; e Paulo Roberto de Souza Mendes, professor da PUC Rio – foram recebidos por Márcio Portes de Albuquerque, diretor do CBPF e tiveram um panorama das atividades da instituição, além de seu histórico e contribuições de relacionamento com a Fundação.
O primeiro ponto da visita foi a apresentação das instalações da Rede-Rio, infraestrutura de alto desempenho que promove comunicação e tecnologias de informação avançadas para mais de 100 instituições de ensino, pesquisa, inovação e governo no Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa, que conta com recursos da FAPERJ, permite a integração da comunidade acadêmica e científica com redes nacionais e internacionais.
A comitiva também teve a oportunidade de conhecer o Rio Science Datacenter (RSDC), centro de processamento, armazenamento e comunicação de dados, integralmente dedicado a projetos científicos – uma parceria do CBPF com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a FAPERJ.
A visita seguiu com a apresentação do Laboratório de Inteligência Artificial, o Laboratório de Tecnologias Quânticas e o Laboratório de Nanosaúde. Caroline Alves conversou com os responsáveis por cada área, discutindo os avanços das pesquisas e os projetos de suas equipes. Durante os encontros, destacou-se o valor de investimentos como os da FAPERJ em startups e incubadoras, que têm transformado pesquisa científica em tecnologias de ponta com impacto direto na sociedade.
O encontro fortaleceu o compromisso de ambas as instituições em promover a ciência e a tecnologia no Estado. “É de grande importância essa oportunidade de recebermos a FAPERJ e apresentarmos, tanto linhas de atuação do CBPF quanto a infraestrutura de Rede Rio, que é uma iniciativa de sucesso da própria Fundação. Por mais que sejamos uma instituição federal de pesquisa científica, nossa interação com as diversas instituições aqui baseadas nos posiciona em local estratégico no cenário do Estado do Rio de Janeiro”.


