Notícias
Pesquisador do CBPF tem projeto aprovado pelo CNRS para estudo de mecânica estatística aplicada a meios granulares
O Pesquisador Emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Constantino Tsallis, teve um projeto aprovado e financiado integralmente pelo Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), da França, para o período de 2025-2026.
O projeto, intitulado International Emerging Action (IEA), será coordenado pelo professor Gael Combe, diretor do Laboratório 3SR, ligado ao Grenoble INP - Ense3, Université Grenoble-Alpes. Tsallis é o responsável brasileiro pelo projeto, que conta também com a participação do pesquisador do CBPF, Evaldo Curado, e será financiado pelo Institut de science et d'ingénierie supramoléculaires (ISIS) do CNRS.
A pesquisa terá como foco o estudo dos mecanismos de deformação em meios granulares a partir da mecânica estatística ("Étudier les mécanismes de deformation dans les milieux granulaires via la mécanique statistique"). Meios granulares são, de maneira simplificada, materiais compostos por partículas sólidas soltas (como areia ou grãos de café) que se comportam de maneira única e não seguem as mesmas regras da física dos sólidos ou dos líquidos. “Os meios granulares são um tema muito importante, pois os sistemas que vamos estudar compõem toneladas de coisas do mundo cotidiano”, avalia Tsallis.
“A teoria que vamos utilizar é a mecânica estatística não extensiva, que é um trabalho que publiquei aqui no CBPF em 1988, e que é o trabalho brasileiro mais citado em todas as áreas científicas em todos os tempos desde a segunda guerra mundial”, explica Tsallis. É previsto que as medições experimentais sejam feitas em Grenoble, com equipamento específico, e que o CBPF seja responsável pela análise dos dados. “E, se possível, fazer uma teoria específica para isso e ver se conseguimos que a teoria e o experimento coincidam”, conclui.Tsallis apresentará o tema e o projeto IEA em agosto deste ano, na Armênia, durante a Conference on Nonextensive Statistical Physics – evento promovido pela American University of Armenia, e que também homenageia os 82 anos do pesquisador.

- Constantino Tsallis. - Crédito: NCS/CBPF
Sobre a parceria
A colaboração entre Tsallis e Combe já se estende por uma década e rendeu contribuições significativas para a física estatística. “Em 1996, fiz uma predição de uma certa relação matemática entre dois observáveis experimentais e 19 anos depois essa predição foi verificada em Grenoble, por esse grupo. Na época, esse trabalho experimental desenvolvido causou uma excelente impressão, o que fez com que o trabalho deles foi publicado na mais prestigiosa revista de física do mundo, a Physical Review Letters”. O artigo, de 2015, contou com a distinção Editors' Suggestion.
No ano que celebra os dois séculos de relação entre Brasil e França, esse projeto representa um desdobramento estratégico dos esforços do CBPF para ampliar a colaboração científica com o CNRS, consolidando um intercâmbio entre pesquisadores dos dois países. Entre 2017 e 2022, essa colaboração já resultou na publicação de mais de mil artigos científicos em conjunto, evidenciando a relevância e o impacto dessa cooperação no avanço da pesquisa.
Mais informações:
Laboratório 3SR: https://3sr.univ-grenoble-alpes.fr/en/3sr-lab
Conference on Nonextensive Statistical Physics: https://nsp2025.aua.am/