Notícias
Passeios pelo mundo quântico
Com o projeto "Termodinâmica e Informação Estocástica em Passeios Quânticos", o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) foi contemplado na 5ª edição do Programa de Mobilidade Internacional FAPERJ-FRANÇA.
Buscando obter avanços significativos na compreensão dos sistemas quânticos e suas aplicações, o projeto é fruto da colaboração entre o professor Giuseppe di Molfetta, do Laboratoire d'Informatique et des Systèmes (LIS), na França, e o pesquisador da Coordenação de Física Teórica (COTEO) do CBPF, Sílvio M. Duarte Queirós.
Molfetta integra o grupo de pesquisa de Cálculo Natural do LIS, uma área da ciência da computação que se interconecta com a física e a biologia. A equipe de pesquisa será composta por especialistas em Dinâmica Quântica e Física Estatística, garantindo uma abordagem multidisciplinar e inovadora.
O principal objetivo é aprofundar o conhecimento sobre como os sistemas quânticos atingem o equilíbrio, um processo conhecido como termalização, e como a informação pode ser processada nestes casos. “A pesquisa se concentra em ’passeios quânticos’, que são análogos quânticos dos passeios aleatórios clássicos. Os casos a estudar têm um toque crucial: a inclusão de aleatoriedade nos seus operadores, classificando-os como ’desordenados’”, explica Queirós.
O projeto não só busca um avanço fundamental na física quântica, mas também tem um forte potencial de aplicação. A compreensão aprofundada desses passeios desordenados pode levar ao desenvolvimento de algoritmos quânticos de alto desempenho, com relevância para diversas áreas da Ciência e Tecnologia. Isso inclui a otimização de algoritmos de busca e a análise de séries temporais de origem fisiológica, o que poderia se tornar uma ferramenta de diagnóstico clínico.
Além disso, a pesquisa pode contribuir para uma melhor gestão de efeitos de cauda em implicações para algoritmos de computação quântica. O entendimento teórico do comportamento termodinâmico desses sistemas é crucial para a definição e previsão no campo experimental, pavimentando o caminho para o desenvolvimento e otimização de diversas aplicações.
O projeto também investe na formação de novos talentos, com a realização de minicursos de ministrados pelos pesquisadores proponentes.
Sobre o Programa
A iniciativa é apoiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e pela Embaixada da França no Brasil.
A 6ª edição do Programa de Mobilidade Internacional FAPERJ-França está prevista para ser lançada no terceiro trimestre de 2025, como parte da programação de atividades do Ano França-Brasil.
Notícia Boletim FAPERJ: https://www.faperj.br/?id=789.7.1