Notícias
Novos laboratórios do CBPF são inaugurados
A manhã desta sexta-feira (13) marcou a história do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) – e da ciência brasileira. Com a presença da Ministra do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, foram inaugurados o Laboratório de Tecnologias Quânticas e o Laboratório de Inteligência Artificial para a Física.
Laboratórios na fronteira do conhecimento
As novas instalações atuarão como propulsores nacionais para a pesquisa e inovação em Física.
O Laboratório de Tecnologias Quânticas (QuantumTec) se destina à fabricação de dispositivos supercondutores – conhecidos como chips quânticos – SQUIDs (dispositivos de interferência quântica supercondutores, em tradução livre), amplificadores paramétricos, detectores de fótons, entre outros; e à comunicação quântica e promove a integração entre nanotecnologia, IA, criptografia quântica e afins.
As linhas de pesquisas possuem recursos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Quântica (INCT-IQ), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Petrobras.
O Laboratório de Inteligência Artificial para Física (Lab-IA) dedica-se à pesquisa e desenvolvimento de algoritmos para IA que respondam problemas em astrofísica, cosmologia, geofísica e petrofísica. O Lab-IA possui colaborações nacionais e internacionais, como o S-PLUS, o SOAR, entre outros; além de estar presente em parcerias para inovação com projetos com a indústria de óleo e gás. A instalação conta com apoio do FNDCT, Finep, Faperj, Petrobras e CNPq.
O Lab-IA está inserido no contexto do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), plano que busca posicionar o país como referência mundial em inovação e eficiência no uso da inteligência artificial, especialmente no setor público.
“As Unidades de Pesquisa do Ministério têm papel estratégico em servir ao país com infraestruturas avançadas”, avalia o diretor do CBPF, Márcio Portes de Albuquerque. O diretor também agradeceu a ministra pelo seu empenho em lutar pelos financiamentos em ciência, tecnologia e inovação do país.
“Não tenho dúvida que hoje o CBPF reafirma seu papel como precursor nacional para a pesquisa e inovação em física: as pesquisas desenvolvidas nos novos laboratórios estão fincadas em áreas estratégicas, sobretudo nesse momento do mundo de revoluções tecnológicas aceleradas”, declarou Luciana que visitou o instituto pela primeira vez.
Com a inauguração do Laboratório de Tecnologias Quânticas e o Laboratório de Inteligência Artificial, o CBPF reforça sua missão de realizar no presente para construir o futuro. Os novos espaços não apenas ampliam a capacidade de pesquisa do instituto, mas também conectam o Brasil às grandes transformações tecnológicas de forma inovadora e com excelência.

