Notícias
Nova edição da Revista Ciência & Sociedade relembra a história do CBPF
Lançada na quarta-feira (24), a última edição da Revista Ciência & Sociedade trouxe o artigo “Os 75 anos do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas” escrito pelo pesquisador emérito do instituto, Alberto Guimarães. Seu texto traz relatos próprios da sua vivência no CBPF e evidencia o importante papel da unidade de pesquisa para a ciência brasileira.
Segundo Guimarães: “Trato nesse artigo de eventos que vivi em seis décadas de atuação no CBPF, desde a perseguição durante a Ditadura até as iniciativas de criação de novas instituições”, declara.
Resumo
Em 2024 foram comemorados os 75 anos da fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o centenário do nascimento de César Lattes, um dos pioneiros da física no Brasil, cujo trabalho contribuiu para a criação do CBPF. Lattes realizou importantes pesquisas com emulsões nucleares, contribuindo para o prestígio da Física no país e influenciando a formação do CBPF, em 1949. A instituição foi fundamental para o desenvolvimento da pesquisa científica brasileira, especialmente a partir da década de 1960, com a criação da pós-graduação. Durante os anos após o Golpe Civil-Militar de 1964, o CBPF teve professores cassados e dificuldades financeiras na década de 1970, que levaram à incorporação da instituição ao CNPq. O CBPF foi o berço de várias instituições de pesquisa e de projetos inovadores, como a proposta de construir um síncrotron no Brasil. Nos anos 2000, a instituição se mobilizou contra uma proposta que recomendava acabar com a pós-graduação. O relato evidencia o papel central do CBPF no avanço da ciência brasileira, suas crises, conquistas e sua importância histórica. Essas passagens são relatadas do ponto de vista do autor, que ingressou na instituição no início da década de 1960.
Confira a edição da Revista: https://revistas.cbpf.br/index.php/CS/article/view/278