Notícias
Legado dos fundadores do CBPF inspira premiações científicas no país
Dois fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), seguem inspirando e dando visibilidade à ciência brasileira. Cesar Lattes e Elisa Frota-Pessoa passaram a batizar premiações que reconhecem contribuições de destaque para a produção científica e tecnológica nacional.
O físico Cesar Lattes acaba de ser escolhido para dar nome a uma nova premiação da Câmara dos Deputados voltada à valorização de destaques nas áreas de ciência, tecnologia e inovação: o Prêmio Cesar Lattes.
Aprovada no último dia 7 de maio, a iniciativa prevê a seleção de até cinco homenageados por ano. A escolha ficará sob responsabilidade da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados.
Proposto pelos deputados Márcio Jerry (PC do B-MA) e Geraldo Resende (União-MS), com relatoria do deputado Inácio Arruda (PC do B-CE), o prêmio tem como objetivo reconhecer a relevância do conhecimento científico para o desenvolvimento do país.
“Ao homenagear Cesar Lattes, esta proposta torna perene uma premiação que representa um marco simbólico e institucional na valorização da ciência brasileira”, afirmou Inácio Arruda no parecer aprovado.
Esta não é a primeira homenagem da Câmara ao físico. Em 2024, o Corredor Tereza da Câmara dos Deputados, conhecido como “Túnel do Tempo”, recebeu uma mostra em homenagem ao centenário de Lattes e da engenheira agrônoma brasileira Johanna Döbereiner, promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Pioneirismo feminino em destaque
Outra fundadora do CBPF também empresta seu nome a uma importante iniciativa de valorização da ciência. Em sua quarta edição, o Prêmio Elisa Frota-Pessoa vem se consolidando como referência no debate sobre desigualdade de gênero no ambiente acadêmico no Rio de Janeiro.
Promovida pelo Museu do Amanhã e pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, a premiação homenageia o legado da pesquisadora, reconhecida por sua trajetória pioneira como física experimental e por sua contribuição expressiva para a ciência e a tecnologia brasileiras.
Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na promoção de soluções para os desafios urbanos contemporâneos”, a edição deste ano recebe inscrições até 31 de agosto.
Serão premiados os 24 melhores artigos científicos produzidos por alunas de instituições de ensino superior sediadas no Município. Além da premiação em dinheiro, os trabalhos selecionados integrarão uma publicação especial voltada à valorização da produção científica feminina nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
As duas homenagens reforçam a permanência e a atualidade do legado de Cesar Lattes e Elisa Frota-Pessoa, cujas trajetórias seguem inspirando novas gerações de cientistas e reafirmando a contribuição histórica do CBPF para o desenvolvimento da ciência brasileira.
Lattes no Túnel do Tempo da Câmara: https://www.gov.br/cbpf/pt-br/assuntos/noticias/lattes-no-tunel-do-tempo-da-camara
Prêmio Elisa Frota-Pessoa: https://museudoamanha.org.br/projetos/1030/premio-elisa-frota-pessoa