Notícias
Evento na ABC abre espaço para observação do novo Telescópio NSF-DOE-RUBIN
Na última segunda-feira (23), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) recebeu o evento NSF-DOE Rubin’s First Look, uma celebração internacional que marca o início das operações científicas do Legacy Survey of Space and Time (LSST), projeto do Observatório Rubin, no Chile.
A transmissão demonstrou a poderosa capacidade do telescópio de observar diversos cantos do Universo. As primeiras imagens, obtidas na região sul do aglomerado de Virgem, já demonstraram detalhes nunca antes vistos por outros telescópios: mais de 2 mil novos asteroides foram identificados, incluindo sete NEOs (objetos que passam perto da órbita terrestre). A imagem ainda contém cerca de dez milhões de galáxias e várias estrelas da Via Láctea.

- Aglomerado de galáxias de Virgem na direção da constelação de Virgem. (Crédito: Observatório NSF-DOE Vera C. Rubin)
O pesquisador recém-chegado ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Bernardo Fraga, esteve presente no evento e destacou a importância do fato para a comunidade científica: “Com certeza, é um marco. O LSST entrega imagens profundas em períodos relativamente curtos. Essas primeiras imagens ainda não utilizaram todos os filtros disponíveis, ou seja, não foi utilizado em sua potência total”.
Bernardo atua na Coordenação de Física de Altas Energias (COHEP) e sua linha de pesquisa se relaciona com a classificação e descoberta de objetos transientes nos dados do LSST. Os dados obtidos através dessas imagens são cruciais para a busca e caracterização de novos transientes, já que o LSST é capaz de detectar pequenas mudanças na intensidade de luz emitida por objetos astronômicos.
Saiba mais: https://www.abc.org.br/2025/06/30/rubin-first-look-evento-abc/
Acompanhe as imagens: https://www.youtube.com/live/OlAoKgrHAXQ?si=KJ_m14Xhlhf4zk9V
CV Lattes Bernardo Fraga: http://lattes.cnpq.br/8508146284928951