Notícias
Equipes coordenadas por pesquisadoras do CBPF são contempladas na Imersão Científica 2026 do Futuras Cientistas
Apoiar e promover a ciência feita por mulheres é a missão do Programa Futuras Cientistas, iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). Uma de suas principais ações são os editais de Imersão Científica, que oferecem a alunas da rede pública a oportunidade de vivenciar a rotina de laboratórios de pesquisa.
Na edição de 2026, três projetos coordenados por pesquisadoras do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) foram selecionados. Ambos são liderados por cientistas recém-admitidas na Coordenação de Matéria Condensada, Física Aplicada e Nanociência (COMAN): Carolina Ligiero e Evelyn Santos.
Durante o período de imersão, que tem duração de um mês, as estudantes acompanham o dia a dia de pesquisadores e participam de experimentos, ampliando suas perspectivas sobre carreiras científicas.
O projeto coordenado por Carolina Ligiero, intitulado “Produção de Sensores para Dopamina e Íons Mercúrio Baseados em Nanopartículas de Ouro”, conta com a colaboração de Marcos Francisco, da UFRJ, e Gisele Dalmônico, do CBPF.
Com o tema “Síntese de Nanopartículas Magnéticas Aplicadas ao Tratamento do Câncer”, o projeto de Evelyn Santos reúne os seguintes membros do CBPF: Flávio Garcia, Elena Mavropoulos, Vivian Andrade, Gisele Dalmônico, Lohana Dutra e Suzana Anjos.
Liderado por Clemencia Mora Herrera, o projeto “Uma Introdução à Física de Partículas Usando Experimentos Didáticos de Física Moderna” tem como participantes Antonio Vilela Pereira, Carla Bonifazi, Ulisses Carneiro, Alberto Correia dos Reis, Gilvan Augusto Alves e André Massafferri, do CBPF, além de contar com a colaboração de Marisilvia Donadelli, da Uerj.
O edital prevê o apoio financeiro para aquisição de materiais e reprodução dos experimentos propostos pelas equipes.
A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Academia Pernambucana de Ciências (APC) e das secretarias estaduais de Educação.
“O objetivo é quebrar os estereótipos de gênero que cercam a ciência, capacitando e encorajando mais mulheres a perseguirem suas paixões científicas”, define Giovanna Machado, criadora e coordenadora do programa, no e-book do projeto.
Resultado Final: https://drive.google.com/file/d/1_2Ehh-wMUM2F-B60x4uaAJhHCJavhTtG/view
Página Futuras Cientistas: https://www.gov.br/cetene/pt-br/areas-de-atuacao/futuras-cientistas-1/futuras-cientistas

