Notícias
Do laboratório à sociedade: A escola que desafia jovens a criar soluções para o mundo real
Ao longo de duas semanas, os participantes da 8ª Escola de Física Experimental (EAFExp) têm a chance de viver a rotina de um laboratório de pesquisa de ponta. Esse evento realizado anualmente pelo CBPF e que, neste ano, acontece entre os dias 3 e 14 de fevereiro de 2025, é uma oportunidade única para jovens de todo o Brasil e América do Sul a mergulharem em projetos experimentais, abordando temas da física contemporânea.
A experiência de lidar com problemas concretos de pesquisa, como, por exemplo, a análise de movimento de bactérias magnetotáticas ou a manipulação de partículas em aceleradores, ajuda a criar a conexão entre a teoria e a prática, mostrando aos jovens cientistas que a física pode ir para além dos conceitos e ter um impacto direto no mundo real. Além disso, as atividades da escola promovem o pensamento criativo, estimulando os participantes a pensarem em como aplicar seus conhecimentos para resolver problemas da sociedade e abrir portas para novas tecnologias.
"Tem muito conhecimento que eu posso adquirir aqui, que eu poderia trazer ao instituto (onde trabalha). Eu estou fazendo o módulo de instrumentação em física de partículas 2, que inclui, por exemplo, o design e execução de simulações computacionais e programação de FPGAs, que é uma carência no meu instituto que pode ser suprida com minha experiência aqui na EAFExp. Outra coisa interessante é que neste módulo a gente estuda bastante detectores de radiação ionizante, que é aplicável para as tecnologias que a gente desenvolve no instituto, por exemplo, um tomógrafo computadorizado com detector de fóton único", explicou Eduardo Dias, graduado em física médica pela USP.
A troca de conhecimento com pesquisadores e a aplicação de novas tecnologias, como IoT, spintrônica, e nanofabricação, possibilita aos participantes entender como essas áreas podem ser exploradas comercialmente.
Como lembrou Márcio Portes, diretor da instituição, durante a abertura do evento: "O CBPF é um dos principais institutos de ciência e tecnologia do país, algumas coisas que vocês vão ver aqui, vocês só vão ver aqui, não tem outro lugar no país que tenha. Então aproveitem para interagir com nossos colegas pesquisadores, para vocês tirarem suas dúvidas e olharem para o seu futuro, e saberem que o CBPF é uma instituição que acolherá vocês caso queiram fazer pós-graduação e continuar sua carreira científica".
Seja em centros de pesquisa, universidades, empresas de tecnologia ou startups inovadoras, a formação prática e a experiência com técnicas de ponta preparam os alunos para os desafios do mercado.

