Notícias
Da Física no Rio às fronteiras do conhecimento: discentes do CBPF são contemplados em edital da Faperj
Promovido pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), o Programa de Mobilidade Internacional de Doutorado Sanduíche Nota 10 – 2025/2026 divulgou resultado final dos selecionados. Os(as) alunos(as), Edine Silva dos Santos e Felipe Sobrero Sorage Marques do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) foram contemplados no edital.
|
A aluna Edine, orientada pelo pesquisador de Física Teórica, Múcio Continentino com coorientação de Tobias Micklitz, desenvolverá seu projeto, “Propriedades Termodinâmicas e Transições de Fase em Sistemas Topológicos”, na Universidade de Utrecht, nos Países Baixos. Segundo ela, o sentimento é de reconhecimento do trabalho já desenvolvido: “Estou muito feliz com a conquista. É um sentimento de que todo o trabalho está valendo a pena. Ser reconhecida pelo meu trabalho e ter a oportunidade de levá-lo para outro pais é muito animador”. A doutoranda também afirma que a sua trajetória no CBPF deixa sua carreira mais completa e enriquecedora: “o CBPF têm sido ótimo para minha formação em todos os aspectos. Aqui, além de contar com um excelente orientador, fiz grandes amigos, participo de programas de divulgação científica como o Físico por uma tarde, já orientei alunos do ensino médio do programa de vocação científica (PROVOC). Aqui o doutorado tem sido mais que fazer disciplinas e elaborar uma tese. Sinto que todas as experiências proporcionadas pelo CBPF deixam minha formação mais completa”, declara. |
|
Já Felipe, orientado pelo também pesquisador de Física Teórica, Nami Fux Svaiter, desenvolverá na University of Southampton, no Reino Unido, o projeto “Quantum optomechanical approach to gravitational wave detection”. Para ele, a seleção foi uma surpresa e uma conquista compartilhada com a família: “Sinceramente, o sentimento inicial foi de total incredulidade. Com o passar dos minutos, fui entendendo o que havia acontecido, e uma felicidade muito grande foi surgindo — principalmente por imaginar a reação do meu pai. Acho que, mais do que a satisfação de poder expandir o meu trabalho, conhecer outras culturas etc., ver a felicidade do meu pai por essa conquista da nossa família me fez acreditar que isso realmente estava acontecendo”. O doutorando também expressa gratidão ao orientador e aos colaboradores que fazem parte da sua jornada: “Depois dessa felicidade, veio também um sentimento de muita gratidão ao professor Nami, ao professor Thiago (Guerreiro), aos amigos e colaboradores: Eduardo (Valadão), Matheus (Soares), Isaque (de Freitas), Pedro (Paraguassú) e Luca (Abrahão). Sem eles eu jamais teria conseguido”, afirma. |
Há quatro anos no CBPF, Felipe reconhece o impacto do instituto em sua trajetória: “As oportunidades que o CBPF me proporcionou nesses quatro anos vão além da vida acadêmica: as amizades com pessoas de todos os cantos e também a chance de conhecer o Brasil ao longo dos anos, apresentando trabalhos e aprendendo em escolas. Essas coisas não têm preço — principalmente para alguém que vem de uma família tão humilde, que precisou de muito sacrifício para que não me faltasse nada, especialmente da parte da minha mãe. Conhecer todo o Sudeste, o Nordeste e agora a Europa discutindo Física em todos esses lugares é muito mais do que eu pude sonhar um dia. E não sei se isso seria possível sem o CBPF”.
Com trajetórias que inspiram e refletem dedicação e amor à ciência, Edine e Felipe levam para além das fronteiras o nome do CBPF e de suas pesquisas. As experiências internacionais, somadas à formação consolidada no instituto, reforçam o papel do CBPF na formação de jovens cientistas prontos para contribuir com uma Física cada vez mais global e colaborativa.
Seja aluno do CBPF
Estão abertas as inscrições para o Exame Unificado de Pós-Graduações do Rio de Janeiro (UNIPOSRIO), para ingresso no primeiro semestre de 2026. Abertas até o dia 17 de novembro, o instituto busca atrair alunos interessados em aprimorar suas habilidades em física teórica e experimental, fortalecendo a integração entre as duas áreas fundamentais da física.
Saiba mais: https://uniposrio-fisica.cbpf.br/

