Notícias
COLÓQUIOS CBPF: O Prêmio Nobel de Física de 2025 e o escalonamento dos computadores quânticos
O pesquisador e coordenador do Laboratório de Tecnologias Quânticas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ivan Oliveira, é o próximo convidado dos Colóquios 2025.
Com o título “O Prêmio Nobel de Física de 2025 e o escalonamento dos computadores quânticos” o evento acontece no dia 11/11 (terça-feira), às 16h, de forma presencial, no auditório do 6° andar, na sede do CBPF, na Urca.
Sobre o tema:
O Prêmio Nobel de Física de 2025 foi para John Clarke, Michael H. Devoret e John Martinis pela “descoberta do tunelamento quântico macroscópico e a quantização da energia em circuitos elétricos”.
Os resultados de Clarke, Devoret e Martinis abriram caminho para o escalonamento (aumento da capacidade ou desempenho) da computação quântica baseada em materiais supercondutores. Essa tecnologia parece deixar o chamado “Vale da Morte” para alcançar as aplicações práticas de larga escala em alguns poucos anos.
As notícias não param de chegar na grande mídia: o Google acaba de demonstrar o controle de erros e a verificabilidade de um algoritmo quântico implementado no chip Willow, com 105 qubits. A IBM anuncia para 2029 (4 anos!) um chip quântico supercondutor programável contendo 200 qubits lógicos, ou seja, com correção de erros.
Neste colóquio, a importância dos trabalhos que levaram ao Nobel será enfatizada, e o projeto de computação quântica com supercondutores do CBPF, apresentado.
Sobre o palestrante
Ivan dos Santos Oliveira Júnior é bacharel em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), possui Mestrado em Física pelo CBPF (1988) e Doutorado em Física pela Universidade de Oxford (1993). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos, Propriedades Magnéticas, Instrumentação para Ressonância Magnética Nuclear (RMN), Computação Quântica por RMN, RMN aplicada ao estudo de meios porosos e divulgação científica.
Maratona Quântica
A fim de ampliar as discussões em torno do tema, as Coordenações de Pesquisa do CBPF promovem os Seminários de Física. No dia 18 de novembro, às 16h, o instituto receberá o físico teórico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Amir Caldeira.
Citado nos trabalhos teóricos dos ganhadores do Prêmio Nobel de 2025, Caldeira traz o tema: “Fenômenos quânticos macroscópicos e tópicos relacionados: um breve histórico e o Nobel em física de 2025”.
