Notícias
Chega ao fim o Hack4Dev no CBPF
O Hackathon regional de ciência de dados do Brasil terminou ontem (20) no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O evento, com duração de três dias, teve a presença de especialistas do instituto, do Observatório Nacional (ON) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os quatro grupos com melhor solução para os desafios apresentados foram premiados.
Por construírem um modelo de aprendizado de máquina que, no conjunto de dados de teste usado no desafio, podia classificar perfeitamente as imagens a serem priorizadas na transmissão de um satélite CubeSat, foram premiados em primeiro lugar o grupo formado por Gabriel Christino dos Santos, Marcela Gouvêa e Matheus Poltronieri.
As outras iniciativas selecionadas foram destaque pelo pré-processamento e acurácia na classificação de imagens, redução do tempo computacional e utilização de modelos de baixa demanda computacional.
“Foi uma experiência muito enriquecedora, particularmente pela integração de várias pessoas, de vários lugares diferentes, que contribuem e corroboram para a inovação a partir da disseminação de ideias para um projeto específico – que nesse caso foi o CubeSats, que pleiteava imagens para a transformação de dados usando a inteligência artificial. Eu fico muito feliz, é uma oportunidade que acredito que muitas pessoas deveriam ter”, avalia Gabriel dos Santos, um dos premiados em primeiro lugar.
Segundo o tecnologista e responsável pelo evento Clécio De Bom, o Hackathon representa uma oportunidade única tanto para os alunos quanto para a equipe organizadora: “A Hack4Dev é um evento que ocorre simultaneamente em diversos países e nós ficamos muito felizes de realizar pela primeira vez no Brasil. Foi uma experiência incrível no qual muitos alunos saíram do 0 em Inteligência Artificial até o desenvolvimento de um projeto com aplicabilidade real em poucos dias”, conclui.
O resultado final com todas as regionais será divulgado em breve.
