Notícias
CBPF tem dois projetos aprovados em Chamada Universal CNPq/MCTI/FNDCT
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, no dia 17/11, o resultado da Chamada Universal 44/2024 – o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) teve dois de seus pesquisadores contemplados.
A chamada, segundo definição do CNPq, objetiva “apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento”. Ela previa duas faixas de contemplados: a faixa A, para grupos emergentes, e a faixa B, para grupos consolidados. Os dois projetos do CBPF aprovados são classificados na segunda faixa.
O projeto “Informação Quântica com Recursos Finitos: Fundamentos & Tecnologias”, liderado pelo pesquisador da Coordenação de Física Teórica (COTEO), Fernando de Melo, reúne 20 pesquisadores de diversas instituições brasileiras e internacionais, além de vários estudantes.
Melo explica: “Em 2025, declarado pela ONU como o Ano Internacional da Quântica, celebramos como ideias antes restritas à teoria se tornaram realidade — da interferência quântica em moléculas gigantes aos computadores com centenas de qubits. Para lidar com essa nova complexidade, o projeto desenvolverá ferramentas que descrevem sistemas quânticos usando apenas recursos finitos, inspiradas na termodinâmica e em técnicas de coarse-graining (que simulam o comportamento de sistemas complexos usando um modelo simplificado conhecido como ‘grão grosso’)”.
O projeto investigará como sistemas efetivos passam a se comportar de forma clássica, os impactos disso para a computação quântica e a segurança de protocolos de criptografia quântica, com aplicações diretas na Rede Rio Quântica.
Também contemplado, o projeto “Precursor para o Observatório Austral de Raios-Gama de Amplo Campo de Visão (SWGO)” propõe desenvolver e testar, no Parque Astronômico do Atacama, um protótipo avançado de detector para o futuro observatório internacional SWGO, que estudará raios gama de alta energia a partir de uma altitude de 4.800 metros nos Andes Chilenos.
“Esse protótipo permitirá validar novas tecnologias, formar estudantes e preparar a comunidade científica brasileira para participar da construção do maior observatório de raios-gama de amplo campo de visão do hemisfério sul. Trata-se de um passo fundamental para integrar plenamente no projeto o trabalho de desenvolvimento instrumental feito no CBPF, além de consolidar o Brasil na liderança dessa colaboração científica internacional”, define o pesquisador da Coordenação de Física de Altas Energias (COHEP), Ulisses Barres, responsável pelo projeto.
A chamada é uma iniciativa do CNPq com parte do aporte feito através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), gerido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Mais informações:
Resultado final: http://resultado.cnpq.br/1090537224368529
Chamada CNPq/MCTI/CNPq n° 44/2024: http://resultado.cnpq.br/6258928392587626