Notícias
CBPF se destaca em Inteligência Artificial com prêmio Jacob Palis
Na última sexta-feira (19), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Comissão Fulbright (EUA/Brasil) realizaram cerimônia para divulgar os vencedores do Prêmio Jacob Palis. Entre os premiados estava o físico do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Clécio De Bom, coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicado à Física do instituto.
Clécio recebeu o prêmio pelo projeto “Cross-Domain AI Innovation in Anomaly Detection: Bridging Time-Domain Astronomy and Personalized Healthcare” (Inovação em IA entre domínios na detecção de anomalias: unindo a astronomia no domínio do tempo e a assistência médica personalizada, em português).
O prêmio foi criado para homenagear o legado do matemático Jacob Palis – ex-presidente da ABC e professor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), cujas contribuições pioneiras à teoria dos sistemas dinâmicos influenciaram gerações de pesquisadores – e promover a colaboração entre jovens pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos.
A proposta principal é apoiar o desenvolvimento de projetos de até dez jovens pesquisadores de qualquer área de atuação, afiliados da ABC, em parceria com jovens cientistas baseados em universidades dos Estados Unidos. O objetivo é fomentar visitas de intercâmbio de curta duração, pesquisas conjuntas e a criação de redes sustentáveis Brasil-EUA nas áreas de ciência e tecnologia.
Com o prêmio, Clécio De Bom irá desenvolver uma colaboração com Dr. Ashish Mahabal, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech, EUA). A proposta prevê o avanço científico em temas como transferência de conhecimento entre astronomia e a área de saúde, incluindo a detecção de anomalias para diagnóstico precoce de câncer.
Para ele, “o prêmio é uma grande oportunidade de estreitar laços de pesquisa com grandes centros e criar redes de colaboração e intercâmbios que tragam cientistas dos EUA ao Brasil e vice-versa”.
A cerimônia de premiação e diplomação ocorreu na sede da ABC com a presença de Suely Lima, viúva de Palis, que faleceu em maio deste ano: “Fiquei muito tocada pelo convite. Convivi com o Jacob por 47 anos e acompanhei sua luta. Ele gostava de ver os jovens na ciência, era obstinado, não sabia ouvir ‘não’. Vocês, afiliados, são o futuro do Brasil e da ciência brasileira”, afirmou.
Para saber mais sobre o prêmio e conferir os pesquisadores e projetos selecionados, acesse https://www.abc.org.br/2025/09/19/confira-os-vencedores-do-premio-jacob-palis-abc-fulbright/
