Notícias
CBPF participa do XXV Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) participou, convidado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (PPGCI/Ibict), do XXV Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (XXV Enancib), que ocorreu no Rio de Janeiro, de 3 a 7 de novembro.
O encontro é, atualmente, o principal espaço de debate da área de Ciência da Informação no Brasil e na América Latina, reunindo pesquisadores, programas de pós-graduação e profissionais para refletir sobre o papel da informação no apoio à pesquisa, às políticas públicas e à tomada de decisão em Ciência e Tecnologia.
A analista Paula Jardim, do Núcleo de Informação C&T e Biblioteca (NIB), representou o CBPF no evento, que teve como tema “Informação, Decolonialidade e Direitos Difusos para o Desenvolvimento Sustentável”. Para Paula Jardim, a participação do CBPF no XXV Enancib, sediado no PPGCI/Ibict, reforçou nossa parceria com a instituição: “Contribuiu para a integração com as demais unidades de pesquisas do MCTI e de outros ministérios, bem como com as universidades presentes. Todas são instituições que, como o CBPF, trabalham pelo avanço da ciência e pela consolidação de políticas de informação e de ciência aberta no país”.
A programação do Enancib incluiu palestras, grupos de trabalho, apresentações de pesquisas, lançamentos de livros e atividades culturais, com temas que convergem para pautas de interesse do CBPF como ciência aberta; gestão e abertura de dados de pesquisa; comunicação e divulgação científica; preservação digital; mediação da informação e combate à desinformação; inteligência artificial; organização e representação do conhecimento; produção e comunicação da informação em ciência, tecnologia e inovação.
A analista ressalta que essas questões dialogam com desafios cotidianos da gestão da informação científica e do suporte à pesquisa no CBPF, como organização de acervos, comunicação de resultados, análise de políticas e desenvolvimento de infraestruturas digitais: “O NIB/CBPF tem, entre suas principais funções, a gestão da informação científica e tecnológica e o suporte às atividades de pesquisa e ensino. Estar aqui me permitiu acompanhar de perto novas tendências, resultados de pesquisas e inovações. A proximidade com essas experiências pode colaborar com atividades como o desenvolvimento do Dataverse CBPF e outros serviços e infraestruturas de informação”.
Além da participação no encontro, Paula Jardim também compõe a Comissão de Normalização, constituída para elaborar os Anais do XXV Enancib.

