Notícias
CBPF organiza conferência internacional e participa de workshop sobre diplomacia científica
Entre os dias 4 e 8 de agosto, ocorreu a 9ª Conferência Internacional “High Energy Phenomena in Relativistic Outflows” (HEPRO), organizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o Instituto de Radioastronomia da Universidade de La Plata (IAR-ULP).
As HEPRO são uma série de conferências bianuais realizada desde 2007 que reúne os principais pesquisadores de todo o mundo na área da Astrofísica de Altas Energias. O evento, realizado na Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, marcou a primeira edição da HEPRO no Brasil e a terceira na América do Sul.
Coordenado pelo pesquisador do CBPF e diretor do Centro Latino-Americano de Física (Claf), Ulisses Barres de Almeida, e o professor Gustavo E. Romero, diretor da do IAR-ULP, o evento reuniu mais de 100 participantes de todo o mundo. A programação envolveu palestras sobre Raios-Gamas de Ultra-Alta Energia, Gamma-ray Bursts, Núcleos Ativos de Galáxias, Física de Jatos Relativísticos, entre outros temas, e sessão de pôsteres com mais de 20 apresentações de estudantes e jovens pesquisadores.

- Participantes da 9ª Conferência Internacional “High Energy Phenomena in Relativistic Outflows” (HEPRO). – Crédito: NCS/CBPF
Para Ulisses Barres, a realização da Conferência no Brasil reforça a área no país: “É de grande importância para o CBPF organizar um evento como esse, que demonstra a expansão da atuação do nosso grupo de pesquisa em Astrofísica de Partículas, hoje, reconhecido mundialmente na área”.
O pesquisador também destacou o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Claf e a parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa para a reunião de pesquisadores de diferentes nacionalidades, que enriqueceram ainda mais a troca: “O evento mostrou como a colaboração entre diferentes países da região, como Brasil e Argentina, pode ampliar o impacto na área, reafirmando a América do Sul como um polo de relevância global nas pesquisas em Astrofísica de Altas Energias e Astropartículas”.
Diplomacia científica para o desenvolvimento sustentável
Além da conferência, o CBPF também esteve presente no workshop “Introdução à Diplomacia Científica para o Desenvolvimento Sustentável: prioridades regionais da América Latina rumo à COP30”, organizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Instituto Interamericano para Pesquisa em Mudanças Globais (IAI). O evento, marcado por discussões sobre infraestrutura científica, ciência aberta e atuação em foros multilaterais, ocorreu na sede do CGEE, em Brasília (DF).
No dia 8 de agosto, o debate contou com contribuições do pesquisador do CBPF Ulisses Barres e da representante do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Marilda Solon. Os palestrantes abriram a programação com exposições sobre os objetivos dessas instituições no fortalecimento de grupos de pesquisa na América Latina.

- Participantes do workshop “Introdução à Diplomacia Científica para o Desenvolvimento Sustentável: prioridades regionais da América Latina rumo à COP30” – Crédito: LNCC
Ulisses Barres destacou o papel dos centros de pesquisa como catalisadores da cooperação entre instituições da região. Para ele, pequenos laboratórios, não apenas os acadêmicos, podem promover a integração entre os países e permitir a construção de uma agenda científica comum para a região, com impacto nas políticas públicas e no setor produtivo.
A programação incluiu também discussões sobre as regras formais e informais que regem os foros internacionais, a importância do protocolo nas negociações multilaterais e o papel das instituições nacionais e regionais na mediação entre ciência e política no plano global. No fim, grupos de trabalho com os participantes aprofundaram os temas debatidos e propuseram encaminhamentos para a construção de uma agenda regional de diplomacia científica.
Para saber mais: