Notícias
CBPF no topo: Alunos do instituto são destaque no Encontro de Outono da SBF
Dois alunos do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) foram premiados com o prêmio de melhor pôster no Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física (EOSBF), realizado entre 18 e 22 de maio, em Belém. Munique Eva de Araújo e Pablo Ribeiro de Oliveira se destacaram por desenvolver trabalhos que ampliam horizontes para as atuais pesquisas e possuem aplicabilidade para a sociedade.

- Pablo e Munique desenvolvem seu trabalho na Coordenação de Matéria Condensada, Física Aplicada e NanociênciaCrédito: NCS/CBPF
Perovskita
Orientada por Alexandre Mello do CBPF e coorientada por Elvis Lopez da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), Munique desenvolveu seu trabalho com filmes finos, mais especificadamente com as Perovskitas – uma composição de titanato de estrôncio dopado com nióbio. Diferente dos estudos já publicados que utilizam altas temperaturas para controlar a cristalinidade da composição, a doutoranda conseguiu produzir filmes cristalinos a uma temperatura mais baixa, o que possibilita crescer esses materiais em substratos flexíveis.
Outro fator relevante é a composição com baixa toxicidade da Perovskita, o que facilita ainda mais uma aplicabilidade sustentável.
Munique desenvolve seu trabalho no CBPF há dois anos e é a primeira vez que recebe uma premiação com esse projeto: “Quando chamaram meu nome, a sensação foi de surpresa, porque por mais que a gente se esforce e se dedique, a gente não espera o reconhecimento. Então, foi bem gratificante receber o reconhecimento desse trabalho desenvolvido com meus colegas”, afirma.
Heteroestrutura ZnO/ZnS
Finalizando seu doutorado no CBPF, orientado pelo pesquisador Fernando Stavale, Pablo levou para o EOSBF um trabalho desenvolvido durante 2023/2024: “Basicamente desenvolvi um sistema híbrido, uma heteroestrutura, com potencial aplicação para alguns processos de fotocatálise", relata o aluno. Para isso, o doutorando utilizou o sulfeto de zinco (ZnS) em uma atmosfera controlada de oxigênio, livre de impurezas e contaminantes, que gera uma superfície de óxido de zinco (ZnO). Individualmente, esses elementos não favorecem reações como a separação de moléculas de água ou oxigênio. Porém, a partir da formação da heteroestrutura ZnO/ZnS, é possível aumentar a eficiência com que as cargas são separadas possibilitando as reações já mencionadas.
No segundo semestre de 2024, o doutorando ampliou a sua pesquisa em um intercâmbio com o Laboratório Nacional de Brookhaven (BNL) em Nova York e obteve resultados significativos em sua pesquisa de reatividade de superfície, explorando adsorção de CO2 e oxidação de CO na superfície do ZnS.
Legado de premiações
Essa não é a primeira vez que o CBPF tem alunos premiados em encontros da SBF. Desde 2022, o centro recebe prêmios e menções honrosas por meio de seus mestrandos e doutorandos no Encontro da Primavera da SBF.
Segundo Roberto Sarthour, coordenador da Pós-Graduação do CBPF, as premiações reafirmam a bom trabalho desenvolvido pela área acadêmica do centro: "Esses reconhecimentos demonstram a qualidade da formação oferecida, o comprometimento dos nossos estudantes e a competência dos orientadores. É uma confirmação do papel de destaque que o CBPF exerce na pesquisa e na formação de recursos humanos qualificados em física no Brasil.", avalia.
A sequência de prêmios reforça o CBPF como um dos pilares da formação científica no país – uma referência não somente em pesquisa, mas também no preparo de jovens cientistas que se destacam pelo mundo.
Mais informações:
Dobradinha CBPF: alunos são premiados pela SBF: https://www.gov.br/cbpf/pt-br/assuntos/noticias/premiacao-dupla-alunos-do-cbpf-sao-premiados-em-encontro-da-sbf
Doutorandos do CBPF estão entre os destaques do Encontro de Primavera da SBF 2024: https://www.gov.br/cbpf/pt-br/assuntos/noticias/doutorandos-do-cbpf-estao-entre-os-destaques-do-encontro-de-primavera-da-sbf-2024