Notícias
CBPF marca presença na 12ª Escola Brasileira de Magnetismo
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) marcou presença na 12ª edição da Escola Brasileira de Magnetismo (EBM) — um dos mais tradicionais eventos da área, promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). O CBPF levou ao encontro um conjunto de pesquisas que refletem a diversidade e a profundidade das investigações em magnetismo conduzidas em seus laboratórios.
Realizada de 3 a 7 de novembro, em Natal (RN), a XII EBM foi organizada pelos Grupos de Nanoestruturas Magnéticas e Semicondutoras (GNMS) e de Magnetismo (GMAG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesta edição, o evento reuniu pesquisadores de todo o país, promovendo um espaço de diálogo sobre avanços teóricos, experimentais e tecnológicos relacionados ao magnetismo e suas aplicações.
O CBPF participou com quatro apresentações que destacaram a amplitude de suas linhas de pesquisa:
- “Search for the perfect soft ferromagnetic film for device applications”, por Rubem Luis Sommer (COMAN/CBPF).
- “Estrutura eletrônica e magnetismo: do ab initio ao semiclássico”, por Ramon Cardias (COTEO/CBPF).
- “Resposta de ressonância ferromagnética em gelo de spin artificial quadrado: papel da geometria na dinâmica dos vértices e nas configurações magnéticas”, por João Paulo Sinnecker (COINS/CBPF).
- “All-on-chip magnon engineering: devices and challenges”, por Obed Alves Santos (COMAN/CBPF).
Com contribuições teóricas e experimentais, os pesquisadores do CBPF apresentaram resultados que reforçam o protagonismo da instituição em áreas de fronteira do conhecimento, como materiais magnéticos avançados, spintrônica e engenharia de magnons — temas com grande potencial para o desenvolvimento de novas tecnologias em informação, sensores e dispositivos quânticos.
Pesquisadores recém empossados do CBPF, Ramon Cardias e Obed Santos trazem suas perspectivas sobre a Escola: “é um evento extremamente importante para alunos de graduação e da pós-graduação, pois reúne especialistas na área e oferece para os estudantes noções da física teórica e experimental fundamentais para a área de magnetismo, além de apresentar o que está sendo feito no estado da arte”, destaca Cardias.
“Essas escolas possuem um valor ímpar, em que é possível criar um espírito de comunidade científica, assim como promover as diversas pesquisas no CBPF”, avalia Santos, enfatizando as colaborações que são estimuladas nessas interações. Os pesquisadores também destacaram o grande interesse, pelos alunos, de informações sobre a pós-graduação do CBPF – a primeira em Física do país e nota sete na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Ao participar ativamente de eventos como a EBM, o CBPF reafirma seu compromisso com a formação de novos cientistas, a integração da comunidade de pesquisa nacional e a produção de conhecimento de excelência que impulsiona o avanço da ciência no Brasil.
Saiba mais: https://www.gnms.fisica.ufrn.br/xiiebm/01_Welcome-port.html

