Notícias
CBPF mantém nota máxima na Avaliação Quadrienal da Capes
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) manteve o desempenho de excelência na Avaliação Quadrienal 2021-2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com mais de cem alunos regularmente matriculados, a Coordenação de Formação Científica (COEDU) destaca seu compromisso contínuo em formar jovens cientistas para o desenvolvimento científico e tecnológico.
A Avaliação Quadrienal analisa o desempenho dos programas de pós-graduação no país, considerando critérios como produção científica, formação de recursos humanos, impacto acadêmico e inserção social. A nota sete representa o mais alto nível de qualidade e reconhece a consistência e relevância de suas atividades ao longo do tempo.
Para os doutorandos Munique Eva de Araújo e Matheus Balbino, o resultado reflete uma experiência construída no cotidiano do CBPF: “Os alunos contribuem diariamente, no contato com pesquisadores e colaboradores, exercendo pesquisa de alto nível. Isso acarreta e contribui para uma instituição forte e de referência na comunidade científica”.
A avaliação positiva também é vista como consequência de um trabalho incessante: “Esse resultado é fruto de um acompanhamento contínuo das atividades acadêmicas, do planejamento coletivo e do compromisso com a formação de qualidade. A nota 7 expressa um trabalho que envolve docentes — pesquisadores e tecnologistas —, discentes, bem como técnicos e analistas do CBPF”, destaca o coordenador da Pós-Graduação, Roberto Sarthour.

- Reunião da Associação da Pós-graduação no ano de 2024 - Crédito: NCS/CBPF
Mestrado Profissional Nota 5
Além da pós-graduação acadêmica, o CBPF mantém uma atuação consolidada no Mestrado Profissional em Física com ênfase em Instrumentação Científica, que recebeu nota cinco na Avaliação Quadrienal da Capes.
“O Mestrado Profissional do CBPF é o único da área de Física reconhecido pela Capes no país. Mais de 35% dos formados atuam no setor privado e estão conectados com tecnologia e inovação”, afirma o coordenador do programa, Alexandre Mello.
O diferencial do mestrado profissional, segundo Mello, está na imersão dos estudantes no ambiente de pesquisa do CBPF: “O mestrando é inserido, desde o início, em um contexto de pesquisa experimental e aplicada, o que garante uma formação profissional diferenciada”.
Os resultados da avaliação reforçam o compromisso do CBPF com a excelência acadêmica e com a formação científica em diferentes níveis, sustentado por uma trajetória construída coletivamente ao longo de quase oito décadas.