Notícias
CBPF firma acordo com ExxonMobil Brasil para acesso ao computador quântico da IBM e pesquisa de aplicações na indústria do petróleo
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) anuncia a assinatura de um projeto financiado pela ExxonMobil Brasil para acesso ao computador quântico da IBM, atualmente o mais avançado disponível, com 200 q-bits. A iniciativa visa desenvolver algoritmos quânticos aplicáveis à indústria do petróleo, incluindo soluções para equações diferenciais parciais que modelam a propagação de ondas em meios heterogêneos e simulações de materiais destinados à captura de carbono.
Contexto e relevância – “Ao desenvolver e implementar algoritmos quânticos para problemas industriais próximos, reforçamos a capacidade brasileira de inovar na fronteira entre ciência e indústria”, afirma o Prof. Ivan S. Oliveira, coordenador do projeto. “Este projeto é um passo estratégico para que, quando a computação quântica estiver plenamente desenvolvida, tenhamos pesquisadores e infraestrutura prontos para aplicar com soluções de alto impacto na indústria do petróleo e na gestão de carbono.”
No dia 3 de dezembro, o CBPF recebeu a visita de representantes da ExxonMobil Brasil, Rogério Soares e Leonardo Dolzan, que vieram conhecer o CBPF e visitar o Laboratório de Tecnologias Quânticas, o QuantumTec, fortalecendo o diálogo entre a academia e a indústria no tocante a aplicações quânticas. Este laboratório é fruto de investimentos direto do MCTI, por meio da Finep, da Fapesp, Faperj, CNPq e Petrobrás, no CBPF.
O CBPF atua na fronteira da pesquisa científica, unindo ciência básica e aplicações tecnológicas. O Grupo de Computação Quântica trabalha no desenvolvimento de algoritmos, hardware e aplicações para avançar o estado da arte em computação quântica, contribuindo para a formação de profissionais e para a inovação tecnológica no Brasil.
Próximos passos / Convite – O projeto prevê fases de desenvolvimento experimental, validação de algoritmos e avaliação de impactos práticos para eventual adoção futura pela indústria. A imprensa é convidada a acompanhar os próximos desdobramentos deste acordo e os resultados que forem divulgados pelo CBPF e pela ExxonMobil Brasil.
