Notícias
CBPF e RNP assinam Acordo de Cooperação
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) acaba de ampliar as suas cooperações institucionais. No último dia 16, o instituto assinou, com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), um Acordo de Cooperação Técnica que oficializa sua inclusão à Rede e-Ciência – iniciativa voltada à ampliação da conectividade e da infraestrutura de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) do Brasil.
A assinatura foi realizada durante o 1° do Workshop da Rede de e-Ciência (WReC), promovido entre os dias 16 e 18 de julho, no CBPF. O evento reuniu representantes das instituições já participantes da Rede e especialistas da área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para troca de experiências e debates sobre o futuro da pesquisa conectada no país.
“Nossa parceria com a RNP vem desde sua criação (...) São inúmeras atividades em conjunto e só posso dizer da alegria que é, para o CBPF, estar sediando esse evento”, avalia Márcio P. de Albuquerque, diretor do CBPF em sua fala de abertura.

- Assinatura do acordo - Crédito: NCS/CBPF
Assinaram o Acordo Iara Machado, diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, responsável pela Rede de e-Ciência na RNP, e o diretor do CBPF.
Sobre a Rede, Lisandro Granville, diretor-geral da RNP define: “Ela é o desdobramento de ações de muitos anos que hoje culminam em uma infraestrutura de excelência para que os pesquisadores possam fazer suas pesquisas de forma mais colaborativa, em especial, permitindo que se faça integração entre regiões diferentes do país. Integração é um dos objetivos presentes nas ações da RNP (...) e a Rede e-Ciência é um dos instrumentos para permitir isso”
Durante a mesa redonda a diretora fez um resgate do processo da construção de infraestrutura para redes de alto desempenho: “Apoiar a comunidade científica de pesquisa a participar das colaborações internacionais está no DNA da RNP”. Concluiu destacando o empenho da Rede em fomentar pesquisas e parcerias, colocando o Brasil em um contexto de colaboração nacional e internacional.

Expansão da conectividade
A entrada do CBPF na Rede e-Ciência decorre da aprovação no 1º Edital de Adesão do Programa Conecta, lançado em março de 2024. No total, cinco ICTs foram selecionadas para firmar parceria com a RNP.
Entre os benefícios oferecidos estão: modernização da conectividade, fornecimento de equipamentos de TICs e consultoria especializada em engenharia de desempenho e segurança de redes, incluindo diagnósticos de infraestrutura e mitigação de riscos cibernéticos.
A previsão é que a configuração completa da infraestrutura e a integração definitiva à Rede e-Ciência sejam concluídas até dezembro de 2026.
Sobre a Rede e-Ciência
A Rede e-Ciência é uma iniciativa da RNP, desenvolvida no âmbito do Programa Conecta e financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Sua supervisão é realizada pela secretaria executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O objetivo da Rede é promover uma infraestrutura tecnológica robusta e segura, com alto desempenho e serviços especializados para o tráfego de grandes volumes de dados científicos. A meta é integrar centros nacionais de pesquisa, incluindo centros de supercomputação e infraestruturas críticas para o avanço da ciência brasileira.
Desde seu lançamento, 17 instituições já foram contempladas via editais públicos, entre elas o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e o Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES).
Saiba mais: