Notícias
CBPF adquire máquina de eletroerosão de última geração para o Laboratório de Instrumentação e Tecnologia Mecânica
O Laboratório Multiusuário de Instrumentação e Tecnologia Mecânica (LITMec), vinculado à Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico (COTEC) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) acaba de receber um novo equipamento de alta precisão para instrumentação científica: uma máquina de Eletroerosão de corte a fio (Electrical Discharge Machining – EDM).
O novo equipamento – trazido pelo Setor de Importação do instituto - permite fabricar peças de perfis complexos com alta precisão, especialmente em materiais difíceis de usinar, como materiais duros como aço temperado, ligas de titânio, superligas e carbeto de tungstênio. Sua chegada agrega flexibilidade ao desenvolvimento de protótipos e peças de microfabricação, reduz o tempo de produção e impulsiona pesquisas em fabricação avançada, incluindo a integração com tecnologias como a manufatura aditiva.
“Dentro da linha de mecânica de precisão, essa é uma máquina que atinge uma precisão de milésimos de milímetro, além de oferecer um acabamento superficial de alta qualidade chegando a uma rugosidade de Ra < 0,2 µm. Isso nos permite fabricar instrumentos científicos com altíssimo grau de precisão, detalhamento e acabamento. Como exemplos no desenvolvimento de instrumentação científica será possível desenvolver componentes para Aceleradores de Partículas tais como Colimadores com geometrias internas complexas e Placas de blindagem eletromagnética (shielding); Instrumentação Magnética e Óptica como Componentes de guias de feixe com formas cônicas e trajetórias inclinadas e também máscaras metálicas para sistemas ópticos ou de espectroscopia; Moldes para encapsulamento de sensores, Matrizes para microinjeção ou compressão de amostras, gabaritos para alinhamento e posicionamento de sistemas ópticos e eletrônicos. É animador poder contar com um equipamento top de linha, que complementa e eleva o nível da nossa infraestrutura”, destaca o coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e tecnologista responsável pelo LITMec, Rodrigo Felix.
Entendendo o processo
Segundo a fornecedora do equipamento, a empresa GF Machining Solutions, o processo de eletroerosão a fio utiliza descargas elétricas geradas entre duas peças condutoras — um fio metálico e a peça a ser usinada. Com auxílio de uma solução dielétrica, o fio segue um contorno programado, permitindo cortar moldes, punções, matrizes de extrusão e peças especiais com alto nível de detalhe e precisão.
Sobre o LITMec
Desenvolver e construir instrumentação científica mecânica para os experimentos do CBPF e suas colaborações: esse é objetivo do LITMec, infraestrutura multiusuária dedicada ao desenvolvimento de instrumentação mecânica para atender às demandas da física experimental, aplicada e de outras áreas da ciência e tecnologia.
“O novo equipamento agrega qualidade e versatilidade aos projetos de instrumentação científica e tecnológica desenvolvidos pelo CBPF”, conclui João Paulo Sinnecker, vice-diretor do instituto.
Sobre o Setor de Importação
Desde 2010, ano de assinatura do Acordo de Cooperação entre as Unidades de Pesquisa, o SEPIM/CBPF apoia quinze instituições de todo o país na área de importação, prestando assessoria documental, financeira e logística. Somente neste ano, mais de 100 importações foram realizadas pelo CBPF para trazer o que há de mais avançado em tecnologia para o país, em transações que somam cerca de 25 milhões de dólares.
