Notícias
20ª edição do programa Para Mulheres na Ciência
O programa Para Mulheres na Ciência, do Grupo L’Oréal, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), está com inscrições abertas para sua nova edição. Há 20 anos, o programa visa promover a participação feminina na ciência, e nesta edição oferece sete bolsas-auxílio de R$ 50 mil em áreas como ciências da vida, físicas, químicas, matemáticas e, pela primeira vez, engenharia e tecnologia. As premiadas também receberão treinamentos online exclusivos.
Para participar do programa e concorrer ao prêmio é preciso ter concluído o doutorado a partir de 2017 (ou, caso a candidata seja mãe, o prazo se estende de acordo com o número de filhos). O projeto submetido deve estar inserido em uma das categorias do programa e é preciso ter o currículo lattes atualizado. As inscrições vão até 30 de junho e são feitas diretamente na página do evento.
Pandemia e desigualdade
A pandemia acentuou a desigualdade de gênero em áreas STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática), com a participação feminina caindo de 53% para 27% entre graduadas no Brasil. Globalmente, apenas 35% dos estudantes em STEM são mulheres, e elas representam 25% dos cargos em tecnologia, ganhando 20% a menos que os homens. A inclusão de mais mulheres nas Ciências da Engenharia e Tecnologia é vista como essencial para enriquecer a pesquisa científica.
Desde sua criação, o programa investiu mais de R$ 6 milhões e impactou mais de 130 cientistas brasileiras, com sete laureadas premiadas internacionalmente. “Queremos empoderar mulheres brasileiras a liderarem as descobertas científicas do amanhã”, declara Cristina Garcia, diretora de Pesquisa Avançada e Comunicação Científica da América Latina do Grupo L’Oréal.
Página: https://www.forwomeninscience.com/challenge/show/131