Notícias
Inmetro realiza seminário com foco no projeto TriboGirls e protagonismo feminino na ciência
Nesta quarta-feira, 26 de março, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) promoveu um seminário especial da série Seminários de Metrologia Científica em homenagem ao Mês das Mulheres. O encontro teve como tema central o projeto “TriboGirls – Integrando Mulheres para medir e inovar”, que visa incentivar e fortalecer a participação feminina nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

Realizado no campus do Inmetro, em Xerém, com transmissão on-line, o evento apresentou o projeto TriboGirls: Tribologia Verde, Biotribologia e Engenharia de Superfícies – Ferramentas Multidisciplinares para a Integração de Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e Engenharias. A iniciativa nasceu da atuação de pesquisadoras brasileiras na área de Tribologia — campo que estuda o atrito, o desgaste e a lubrificação entre superfícies em movimento relativo — e conta com o protagonismo do Inmetro, por meio da Divisão de Metrologia de Materiais (Dimat) e do Laboratório de Biomateriais e Tribologia (Labit).
Na palestra, a chefe do Laboratório de Biomateriais e Tribologia (Labit), Marcia Marie Maru de Moraes destacou a importância do projeto para a construção de uma ciência mais inclusiva: “O TriboGirls é uma ação transformadora. Ele mostra que meninas podem ocupar espaço na ciência e inovar com excelência. É um passo importante para quebrarmos estereótipos e ampliarmos o alcance da pesquisa nacional”, afirmou.

A mediação foi conduzida pela pesquisadora tecnologista da Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos (Dinam), Maria Helena Farias, que reforçou o papel da instituição na promoção da equidade. “O Inmetro tem trabalhado ativamente para que mais mulheres ingressem e permaneçam em áreas estratégicas do conhecimento.”, pontuou.

Com alcance nacional, o projeto TriboGirls busca impactar a formação e permanência de meninas nas áreas de Exatas e Engenharias, promovendo igualdade de gênero e equidade étnico-racial no meio científico. O seminário reforçou o papel do Inmetro como agente ativo na construção de um ambiente de pesquisa mais justo, diverso e inovador.