Notícias
Em Lisboa, Inmetro e Instituto Português da Qualidade reforçam cooperação técnica para os próximos cinco anos
Na tarde desta terça-feira (12/08), o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André Brito, esteve em Lisboa para uma agenda estratégica com o presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português da Qualidade (IPQ), João Miguel Pimentel e o representante Ministerial da Economia de Portugal, João Rolo. O encontro resultou na assinatura de um termo aditivo ao Memorando de Entendimento (MdE) entre as instituições.
O IPQ, que representa Portugal em organismos internacionais como a Organização Internacional de Normalização (ISO), a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) e a Associação Europeia de Institutos Nacionais de Metrologia (EURAMET), recebeu a comitiva para visitas aos seus laboratórios e ao Museu de Metrologia, oferecendo um panorama das capacidades técnicas da instituição.
Memorando de Entendimento (MdE)
O termo aditivo ao MdE consolida a parceria e abre caminho para uma nova fase de cooperação técnica e científica entre Brasil e Portugal, reforçando o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento conjunto de projetos inovadores em metrologia.

Plano de Trabalho
O plano de trabalho conjunto terá duração de cinco anos e abrange ações nas áreas de metrologia científica, industrial e legal. Entre as principais iniciativas estão:
- Capacitação técnica e intercâmbio de especialistas, com atenção especial aos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP);
- Desenvolvimento de uma Metrology Cloud, integrando inteligência artificial e big data para modernizar a metrologia;
- Cooperação em áreas emergentes, como metrologia ambiental, hidrogênio verde e tecnologias quânticas;
- Garantia de rastreabilidade em postos de carregamento elétrico e aprimoramento do controle metrológico de medidores de eletricidade, água e gás e de produtos pré-embalados;
- Digitalização de processos metrológicos e criação de plataformas para fiscalização de mercado.

Áreas de Cooperação
As discussões também abordaram o fortalecimento de sinergias entre políticas industriais e estruturas normativas dos dois países, com foco em:
- Projetos estruturantes com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP);
- Apoio a micro e pequenas empresas;
- Expansão do programa Inmetro na Palma da Mão para soluções digitais para a fiscalização.

Visitas Técnicas
A agenda incluiu visitas a diferentes setores do IPQ, entre eles:
- INOVA Quality Hub;
- Museu de Metrologia;
- Laboratórios de Comprimento, Massa, Volume, Fluidos, Eletricidade e Gases de Referência.

O presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português da Qualidade (IPQ), Dr. João Miguel Pimentel, destacou a importância da parceria:
“Há, agora, um vínculo ainda mais forte que nos une, que é a área da metrologia. Por isso, hoje trouxemos uma grande equipe para partilhar experiências e participar desta reunião. O propósito que nos move é, de fato, trabalhar a qualidade — entendida como vetor fundamental para a estruturação e o funcionamento da sociedade e da economia.”
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, reforçou a relevância da cooperação e agradeceu a hospitalidade portuguesa:
“Essa parceria reforça o compromisso dos dois institutos em fomentar a qualidade, a inovação e a sustentabilidade, beneficiando indústrias e consumidores de Brasil e Portugal. Em nome do governo brasileiro — do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin — agradecemos pela recepção e acolhida. Viemos para conhecer a estrutura, para partilhar conhecimentos e para nos apoiar mutuamente, especialmente em projetos voltados à metrologia científica e à metrologia legal. Essa troca de experiências é fundamental para desenvolver e fortalecer a metrologia em nossas nações”.