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Obter Certificação no Programa Remessa Conforme da Receita Federal

Info

Finanças, Impostos e Gestão Pública

Impostos e Obrigações > Programas
Obter Certificação no Programa Remessa Conforme da Receita Federal (PRC)
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Adquira a certificação no Programa Remessa Conforme para a remessa internacional da sua empresa.

    A certificação no Programa Remessa Conforme (PRC) da Receita Federal permite à empresa de comércio eletrônico obter benefícios tributários e aduaneiros para as mercadorias que comercializa e que são enviadas para o Brasil por meio de remessas internacionais amparadas pelo Regime de Tributação Simplificada.

    A adesão ao PRC é voluntária.

    Os benefícios abrangem a aplicação de alíquota zero para o Imposto de Importação quando os bens da remessa destinada a pessoa física tiverem valor até 50 dólares, ou o equivalente em outra moeda. Também há priorização dessas remessas no despacho aduaneiro.

    Em contrapartida, a empresa se compromete a seguir os critérios de conformidade instituídos pela Receita Federal.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresa de comércio eletrônico, nacional ou estrangeira, que utilize plataformas, sites e meios digitais de intermediação de compra e venda de produtos, por meio de solução própria ou de terceiros.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar a certificação no Programa Remessa Conforme

      O requerimento deve ser solicitado via processo digital.

      Para abrir o processo, acesse o canal abaixo e clique em "Solicitar serviço via processo digital". Escolha a área "Assuntos Aduaneiros" e, em seguida, o serviço “Certificação no Programa Remessa Conforme”.

      A seguir, junte (inclua) os documentos necessários, em arquivos separados e classificados por tipo.

      Abra apenas um processo para o requerimento. Documentos sem relação com o serviço ou as pessoas serão rejeitados.

      Canais de prestação

        Web : 

      Processos digitais (e-CAC)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Formulário de Requerimento de Certificação no Programa Remessa Conforme (Anexo I Portaria Coana nº 130/2023);

      • Contrato firmado com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou empresa de courier (entrega expressa, serviço porta a porta).

      • Modelo da página eletrônica;

      • Modelo da etiqueta a ser anexada à remessa;

      • Documento que contenha o programa de conformidade tributária e aduaneira, e combate ao descaminho e ao contrabando, em especial, à contrafação; e

      • Documento que contenha a política de admissão e de monitoramento de vendedores cadastrados na empresa.

      Se empresa de comércio eletrônico nacional
      • Documento que comprove a adesão ao Domicílio Tributário Eletrônico (DTE).

      Se empresa de comércio eletrônico estrangeira
      • Documento que autoriza a representação da empresa estrangeira.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Acompanhar o resultado do processo

      O resultado da análise do requerimento será informado no processo por meio de despacho e você será avisado por meio da caixa postal do e-CAC. Para consultar o despacho, acesse o canal abaixo, clique na opção "Processo em que sou o interessado principal" e consulte os documentos do seu processo.

      Também será publicado um Ato Declaratório Executivo (ADE) no Diário Oficial da União.

      Canais de prestação

        Web : 

      Processos digitais (e-CAC)

        Aplicativo móvel : 

      Apple | Android (e-Processo)

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Fale Conosco

    Passo a Passo - Solicitação de Certificação via eProcesso (download: clique e depois consulte seus dowloads)


    Este é um serviço do(a) Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Instrução Normativa RFB nº 1.737/2017

    • Portaria Coana nº 130/2023


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Retificar informações de carga no sistema Mercante
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Programa Remessa ConformeRemessas InternacionaisComércio eletrônico
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