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Você está aqui: Página Inicial Serviços Validar licença e habilitação estrangeira de piloto

Validar licença e habilitação estrangeira de piloto

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aéreo > Licenças e Habilitações
Validar licença e habilitação estrangeira de piloto " Convalidar licença estrangeira"
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Avaliação: 4.0 (1)
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Emissão de licença e/ou habilitação brasileira de piloto, com base em uma licença ou habilitação emitida por outro Estado contratante da Organização de Aviação Civil Internacional - OACI.

    Para obtenção da licença e/ou habilitação brasileira é necessário que o profissional, titular de licença e/ou habilitação estrangeira de piloto, obtenha o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) brasileiro pertinente, seja aprovado em exame teórico de regulamentos da ANAC, obtenha a experiência recente junto a um Centro de Aviação Civil (CIAC) certificado pela ANAC, se necessário, e realize o exame de proficiência (cheque) pertinente à licença e/ou habilitação a ser validada, exceto para os casos de validação relizada com prerrogativas no Brasil de piloto privado.

    Clique aqui para acessar a lista de CTAC homologados ou validados pela ANAC.

    Clique aqui para acessar o Sistema Integrado de Informações da Aviação Civil - SINTAC.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa física, titular de uma licença e/ou habilitação estrangeira de piloto, emitida por Estado contratante da Organização de Aviação Civil Internacional - OACI.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Abrir a solicitação

      A solicitação deve ser feita no portal da ANAC ou diretamente, e preferencialmente, acessando o sistema SACI, utilizando login e senha e clicando na opção “Serviços” no menu à esquerda.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema SACI

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entre em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Solicitar o serviço

      Escolher a opção “Validação de Licença Estrangeira" (preencher com a licença) e/ou "Validação de Habilitação estrangeira” (preencher o campo à direita com a habilitação). Após o preenchimento do formulário, clicar no botão “Avançar”. Imediatamente será apresentada uma relação de documentos e enviado e-mail automático para o endereço informado no formulário, com o número da solicitação que é a sua senha para retorno ao sistema e abertura do processo administrativo pertinente.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema SACI

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Pagar a TFAC

      Gerar o boleto e efetuar o pagamento da TFAC.

      O boleto possui código de barras e a respectiva linha digitável que permite o pagamento em qualquer banco até o vencimento, inclusive usando o serviço DDA – débito direto autorizado do seu banco.

      Caso tenha dúvidas em gerar a GRU, veja as orientações.

      Canais de prestação

        Web : 

      Gerar GRU

      Custos

      • TFAC 010301 (uma por serviço)
        R$ 120,00

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    4. Abrir o processo administrativo

      Voltar ao sistema, inserir o CANAC e o número da solicitação (somente os 6 primeiros números). Na tela seguinte,  inserir os documentos digitalizados pertinentes+ e clicar no botão concluir. Somente neste momento, o processo será aberto e entrará na fila para análise. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema SINTAC

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Requerimento padrão devidamente preenchido, datado e assinado;

      • Certificado de conclusão do Ensino Médio ou superior;

      • Cópia da licença e habilitação estrangeira (frente e verso);

      • FAP com aprovação em exame de proficiência (cheque), se o exame for requerido;

      • Comprovação de experiência recente (CIV, Loog Book);

      • Comprovante de pagamento da TFAC 01301 (uma por licença e habilitação a ser validada).

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    5. Receber a licença e/ou habilitação brasileira

      Será realizada consulta à Autoridade Estrangeira emitente da licença/habilitação original quanto a:

      1. validade da licença ou habilitação e

      2. limitações, suspensões e revogações pertinentes.

      A área de licenças da ANAC analisa a solicitação e documentação recebida.

      Concluído o processo com sucesso, a licença/hab. será inserida nos registros do piloto e aparecerão automaticamente no CHT Digital.

      O prazo desta etapa inicia-se após a resposta da consulta à Autoridade Estrangeira.

      Canais de prestação

        Web : 

      CHT Digital

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 10 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Quaisquer dúvidas adicionais podem ser apresenteadas diretamente pelo sistema de manifestações da ANAC ou pelo telefone 163.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    Não há validade para as licenças de piloto. Contudo, é de 2 anos a vigência (validade) para a habilitação de classe, e de 1 ano para as habilitações de tipo e de voo por instrumentos.


    Legislação
    • RBAC 61

      IS 00-008


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


  • Atos Públicos de Liberação
    • Emissão, modificação e revalidação de licenças, certificados e habilitações de profissionais da aviação civil (pilotos, mecânicos de voo, comissários, despachantes de voo, mecânico de manutenção e profissionais AVSEC) Ver detalhes
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  • Incluir habilitação para Piloto - Instrutor de Voo Avião (INVA), Helicóptero (INVH), Dirigível (INVD), Planador (INVP), Balão (INVB) ou CPA (ICPA)
  • Restabelecer vigência de habilitação para Piloto - Habilitação de Tipo Avião ou Helicóptero
  • Restabelecer vigência de habilitação para Piloto - Agrícola Avião (PAGA) ou Helicóptero (PAGH)
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: ANACValidaçãoLicençaEstrangeira
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