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Você está aqui: Página Inicial Serviços Transferir propriedade de aeronaves

Transferir propriedade de aeronaves

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aéreo > Outros Serviços
Transferir propriedade de aeronaves
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Avaliação: 4.5 (113)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Tem como finalidade mudar o(s) proprietário(s) no registro para um ou mais novos, através da inscrição de um contrato. O contrato de transferência de propriedade pode ser elaborado por instrumento público ou particular, observada a forma necessária em cada caso. Os títulos de transferência de propriedade da aeronave só tem a força de, de fato, a transferirem no momento em que forem inscritos no RAB.

    Para mais informações, consulte a página do Rab Digital.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Proprietário ou operador de aeronave, ou representante legal destes mediante procuração.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar o registro de transferência da propriedade

      O Solicitante pelo RAB Digital será sempre uma PF cadastrada pelo Gov.br – assim uma PJ sempre terá que ser representada por uma PF.

      O solicitante deve enviar a documentação abaixo à ANAC via sistema RAB Digital.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse e envie a documentação via RAB Digital

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.

      A solicitação pode ser recebida via postal em caso de indisponibilidade do sistema:Consulte o endereço da SEDE da ANAC

        Web : 

      Mais informações sobre o requerimento podem ser obtidas aqui.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Recibo de compra e venda ou título de aquisição, firmado pelo vendedor, comprador e 2 testemunhas; em original, com firmas reconhecidas por autenticidade. Se escritura pública, o traslado. Para aeroclube, ata de assembleia extraordinária aprovando a venda da aeronave, edital de convocação dos sócios, publicado no jornal local, ou instrumento de convocação do conselho deliberativo;

      • Certidão Negativa de Débito com o INSS, ou em nome da pessoa jurídica vendedora ou dadora da garantia.
        Este documento é exigido sempre que um bem móvel de uma Pessoa Jurídica, de valor superior a R$ 62.981,70 é alienado ou onerado. Ele é exigido apenas da pessoa jurídica alienante, vendedora ou dadora da garantia, de acordo com o Art. 8º (VI) da Portaria nº 914 de 13 de janeiro de 2020 do Ministério da Economia.

      Documentos das Partes ou de Terceiros Interessados, se Pessoa Física
      • Solicitante (não precisa reconhecer a firma)

      • Cópia Simples de RG e CPF das partes

      • Prova de condição de residente no país, se estrangeiro.

      Documentos das Partes ou de Terceiros Interessados, se solicitante for Pessoa Jurídica
      • Cópia simples da Prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ

      • Cópia simples dos Documentos constitutivos da sociedade: contrato social ou estatuto social, consolidados e arquivados no órgão competente

      • Cópia simples do Instrumento de nomeação dos administradores (ata da assembleia geral que elegeu a atual diretoria no caso de sociedade anônima ou aeroclube) devidamente registrado

      Documentos das Partes ou de Terceiros Interessados, se firma individual
      • Registro de firma individual no órgão competente

      Documentos das Partes ou de Terceiros Interessados, se empresa estrangeira
      • incluir decreto de autorização de funcionamento. Os contratos celebrados no exterior devem ter firmas reconhecidas por autoridade que é competente, de acordo com as leis locais, e serem apostilados.

      Documentos das Partes ou de Terceiros Interessados, se solicitante for Representante legal (procurador)
      • Documento outorgando poderes específicos para a prática do ato objeto de registro

      • Se procuração pública, apresentar o respectivo traslado (cópia simples); se procuração particular, firmas reconhecidas por semelhança. (Original ou Cópia autenticada); se a procuração outorgar transferência de aeronave, firmas reconhecidas por autenticidade; se a procuração for outorgada por empresa estrangeira no Exterior a tradução juramentada deve ser apostilada e as firmas reconhecidas pela autoridade competente local (Original ou Cópia autenticada).

      No caso de proprietário falecido
      • Alvará judicial ou o formal de partilha ou outro documento hábil expedido pelo juízo competente

      Sucessão de pessoa jurídica (fusão, cisão, incorporação ou transformação)
      • A respectiva alteração contratual, ou estatutária, acompanhada de certidão do órgão competente para o registro (apenas no caso de transferência para PJ).

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Aguardar processamento e registro

      A ANAC avalia a documentação e, julgando-a conforme, procede ao registro das transações tanto no Sistema SACI quanto no Livro da Aeronave.

      É importante e conveniente que o usuário que demandou o serviço no RAB Digital também tenha cadastro no Protocolo Eletrônico do SEI, para facilidade de comunicações da GTRAB/ANAC.

       

      Canais de prestação

        Web : 

      O acompanhamento do pedido pode ser feito pelo SEI através do acesso público.

      Assim que as atualizações do sistema SACI são lançadas, o usuário recebe um e-mail – mas pode acompanhar os lançamentos no RAB Online – e usar o RAB Digital para emitir seus Certificados de Matrícula e Aeronavegabilidade atualizados.

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Válido por 1 ano(s)

    Informações adicionais ao tempo de validade

    Essa validade é aplicada apenas a alguns documentos como alterações estatutárias em transferências por sucessão ou cisão e nesses casos o prazo é de um ano.


    Legislação
    • Resolução nº 293, de 19 de novembro de 2013


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Registrar Direitos sobre Componentes de Aeronaves
  • Cancelar Matrícula de Aeronaves Brasileiras
  • Mudar Categoria de Registro de Aeronave Civil
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: AnacTransferênciaRABPropriedade
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