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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar cancelamento de registro de obra audiovisual

Solicitar cancelamento de registro de obra audiovisual

Info

Cultura, Artes, História e Esportes

Autorizações e Cadastros > Artes
Solicitar cancelamento de registro de obra audiovisual
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Avaliação: 4.5 (4)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Serviço destinado ao cancelamento de Certificado de Registro de Título (CRT) emitido para exibição e exploração comercial de obras audiovisuais publicitárias e não publicitárias.

    Não existe, em nenhuma situação, cancelamento automático de solicitações de registro de título (CRT) solicitadas equivocadamente pelas empresas no Sistema Ancine Digital - SAD.

    A retificação ou o cancelamento do registro de qualquer título poderão ser solicitados pelo requerente, por meio de formulário eletrônico disponível no Portal de Serviços Gov. BR, devendo fundamentar seu pedido e comprovar a anuência da agência de publicidade ou anunciante (no caso de obra publicitária).

    Para apreciação do requerimento de retificação ou cancelamento, a Ancine poderá requerer informações e documentos complementares.

    O pedido de cancelamento de registro de título tem implicações tributárias (referentes ao recolhimento da Condecine Título). Por isso, deve ser preenchido corretamente.

    O pedido de cancelamento do cadastro/registro não será autorizado caso se comprove a exibição ou veiculação da obra.

    A veiculação de obra que tenha sido objeto de cancelamento estará sujeita às sanções previstas na legislação penal em vigor.

    Ao submeter a solicitação de cancelamento para análise da Ancine, a requerente está ciente de que a prestação de informações inverídicas no requerimento está sujeita às sanções previstas no Código Penal.

    Observação: 

    Para utilização do serviço por pessoa jurídica, é necessário vincular o número de registro da empresa no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) ao número de registro do usuário no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas (CPF) utilizado para efetuar o login único no Portal Gov. BR.

    Para isso, clique aqui e siga o passo a passo sobre como cadastrar CNPJ.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Agentes econômicos atuantes no segmento audiovisual (cidadãos, empresas, órgãos ou entidades públicas).

    Ser o requerente do CRT ou terceiro interessado.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Preenchimento do formulário

      Preencher devidamente todo o formulário com os dados solicitados, inclusive com justificativa clara e concisa sobre os motivos do pedido e instruí-lo com todos os documentos que comprovem o alegado.

      Para apreciação do requerimento de cancelamento, a Ancine poderá requerer informações e documentos complementares por meio de diligências a serem encaminhadas ao requerente do serviço.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse pelo botão iniciar ou clicando aqui!

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entre em contato com fiscalizacao.cancelamento@ancine.gov.br para orientações e demais providências para efetivação da solicitação do serviço.

        Telefone : 
      (21) 3037-6190 e 3037-6307

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Todos os documentos que justifiquem a solicitação de cancelamento apresentada, como, por exemplo, distrato ao contrato de produção, nota fiscal eletrônica cancelada, declaração de não veiculação/produção da obra e documentação complementar, caso necessário.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O requerente terá um prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos, a partir da diligência aberta, para o envio dos novos documentos e informações exigidos pela Ancine.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

      fiscalizacao.cancelamento@ancine.gov.br

      (21) 3037-6190


      Este é um serviço do(a) Agência Nacional do Cinema . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

      Legislação
      • Medida Provisória nº 2.228-1/2001.

      • Instrução Normativa nº 95/2011. 

      • Instrução Normativa nº 105/2012.


      Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

      O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

      Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.


      Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

      O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


      Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

      Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.


    Login Integrado

    Utilize a sua conta GOV.BR para acessar este serviço.

    Ainda não tem uma conta? Saiba mais

    Bronze Prata Ouro

    Você precisa ter uma conta nível Bronze, Prata ou Ouro para acessar este serviço.

    Dúvidas sobre o nível da conta? Saiba mais

    Verificação em duas etapas

    É preciso ativar a verficicação em duas etapas para utilizar este serviço.

    Está com alguma dificuldade para ativar? Saiba mais

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    • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
    • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
    • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
    Tags: CertificadoRegistroTítuloCRTCancelamentoregistrotítulo
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