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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar cancelamento de projetos que não tiveram liberação de recursos

Solicitar cancelamento de projetos que não tiveram liberação de recursos

Info

Cultura, Artes, História e Esportes

Financiamentos e prêmios > Cultura e artes
Solicitar cancelamento de projetos que não tiveram liberação de recursos " Cancelamento"
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Procedimento pelo qual o titular de projeto audiovisual de competência da Agência Nacional do Cinema (Ancine) solicita o cancelamento do projeto, interrompendo a autorização para captação de recursos federais.

    Observação: caso o projeto tenha captação parcial de recursos incentivados em conta de captação ou aplicações vinculadas ao projeto, a solicitação de cancelamento implica o recolhimento dos valores, pela Ancine, ao Fundo Nacional de Cultura – FNC.

    Atenção: uma vez deferida pela Ancine essa solicitação, o cancelamento não poderá ser desfeito. Nesse caso, se for de interesse do proponente, será necessário entrar com novo pedido de aprovação para captação do projeto na Ancine.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa física ou jurídica titular do projeto audiovisual de competência da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) para captação de recursos incentivados federais.

    A partir da apresentação do projeto para aprovação, torna-se responsável por todos os procedimentos e compromissos necessários à realização do mesmo, respondendo administrativa, civil e penalmente perante a ANCINE, demais órgãos e entidades públicas, além de terceiros prejudicados, nos termos da legislação vigente.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Enviar solicitação

      A solicitação de cancelamento deve ser iniciada pelo Cadastro Único de Projetos - CUP, acessível por meio do botão iniciar no topo desta página.

      Realizada a solicitação, o CUP vai automaticamente redirecionar o proponente para o Portal de Serviços da Ancine no Gov.br, para preenchimento do formulário de cancelamento e upload dos documentos comprobatórios.

      Canais de prestação

        Web : 

      Cadastro Único de Projetos - CUP, acessível por meio do botão iniciar no topo desta página.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      A prestação deste serviço se dá preferencialmente de forma digital, mas, em casos excepcionais, poderá ser agendado atendimento presencial, por meio do e-mail: sfo@ancine.gov.br

      Nesses casos, o atendimento previamente agendado será realizado no endereço: Avenida Graça Aranha, 35 - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20030-002.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Extrato das contas de captação e movimentação do projeto.

        A proponente deve, além de incluir os extratos das contas, preencher no formulário a justificativa para o pedido de cancelamento e marcar as declarações obrigatórias.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 90 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O prazo para a conclusão da análise se inicia somente no momento da comprovação de apresentação, pela proponente, da integralidade dos documentos necessários

    Havendo diligências para obtenção de esclarecimentos e envio de documentos o prazo de análise será interrompido e se reiniciará após resposta da proponente.


    Ver art 3º da IN 158/2021 para mais detalhes (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-ancine-n-158-de-23-de-dezembro-de-2021-370125730)


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    aprovacao.sfo@ancine.gov.br


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional do Cinema . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Legislação
    • Instrução Normativa ANCINE Nº 158/21, de 23 de dezembro de 2021 (Instrução Normativa n.º 158, de 23 de dezembro de 2021 — Português (Brasil) (www.gov.br)).


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    A prestação deste serviço se dá preferencialmente de forma digital, mas, em casos excepcionais, poderá ser agendado atendimento presencial, por meio do e-mail: sfo@ancine.gov.br, no endereço: Avenida Graça Aranha, 35 - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20030-002.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Em casos excepcionais em que se faça necessário o atendimento presencial, realizado mediante prévio agendamento, terão prioridade as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.


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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: CondecineCancelamentoAudiovisualcaptação de recursos
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