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Você está aqui: Página Inicial Serviços Restabelecer vigência de habilitação para Piloto - Avião Classe (MNTE, MLTE, MNAF ou MLAF) ou Helicóptero Classe (HMNC, HMNT ou HMLT)

Restabelecer vigência de habilitação para Piloto - Avião Classe (MNTE, MLTE, MNAF ou MLAF) ou Helicóptero Classe (HMNC, HMNT ou HMLT)

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aéreo > Licenças e Habilitações
Restabelecer vigência de habilitação para Piloto - Avião Classe (MNTE, MLTE, MNAF ou MLAF) ou Helicóptero Classe (HMNC, HMNT ou HMLT) " Revalidação de habilitações em aeronaves classe para pilotos – avião e helicóptero"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Este processo se destina a revalidar a vigência das habilitações de classe para pilotos.

     A vigência das habilitações de classe é de 24 (vinte e quatro) meses. Para revalidar as habilitações, o piloto deve ser aprovado em exame de proficiência em aeronave da classe pertinente e estar com o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido na data do exame.

     Caso haja mais de uma habilitação de classe averbada na mesma licença:

     (1) a vigência da habilitação de classe avião multimotor terrestre (MLTE) mantém vigente a habilitação de classe avião monomotor terrestre (MNTE);

    (2) a vigência da habilitação de classe avião multimotor anfíbio (MLAF) mantém vigente a habilitação de classe avião monomotor anfíbio (MNAF); e

    (3) a vigência da habilitação de classe helicóptero multimotor (HMLT)mantém vigente as habilitações de classe helicóptero monomotor a turbina (HMNT) e helicóptero monomotor convencional (HMNC).

     Desde que o exame de proficiência pertinente seja realizado no período compreendido entre 30 (trinta) dias antes do mês de vencimento e até 30 (trinta) dias após o mês de vencimento, o mês base de vigência da habilitação será mantido. Caso o exame seja realizado fora desse intervalo, o novo período de vigência será estabelecido com base na data do exame.

     Durante 30 (trinta) dias após o último dia do mês base de vencimento é permitida a operação normal relativa a uma habilitação. 

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Piloto que já possua a habilitação na proximidade de vencer ou já vencida e deseje restabelecer a vigência.      

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Abrir a solicitação

      Acesse o SINTAC

      Selecione “documentos digitais” e o tipo de pessoa

      No campo “Local”, escolha ASO-Rio de Janeiro

      Informe o e-mail e o seu código ANAC

      Selecione Renovação de vigência de habilitação

      Clique em Avançar

      Confira no e-mail informado o nº da solicitação

      NOTA: Solicitação feita por escola ou terceiros, o e-mail será enviado para o endereço informado na solicitação. Se você deseja acompanhar seu processo, siga para a etapa 3.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema SINTAC

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entre em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Encaminhar os documentos da solicitação

      Acesse o sistema SINTAC- documentos digitais, insira o CANAC e o número da solicitação (6 dígitos)

      Na página seguinte, insira o requerimento padrão devidamente assinado e os documentos pertinentes, todos previamente digitalizados em formato PDF.

      É importante que todos os documentos sejam inseridos no processo.

      Clique no botão “Concluir”.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema SINTAC – documentos digitais

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Requerimento padrão, preenchido, datado e assinado. Clique aqui para obter o modelo do requerimento padrão (veja o modelo);

      • FAP com aprovação em exame de proficiência (cheque).

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Acompanhar o processo

      Consulte o andamento do seu processo a qualquer momento aqui;

      No menu à esquerda, acesse Dados Aeronauta > Consultar processos;

      Serão listados os processos abertos e seus status:

      “Aguardando análise”: o processo na fila, ainda não analisado
      “Em análise”: o processo está sendo analisado
      “Aguardando indeferimento”: processo indeferido. O motivo do indeferimento será enviado ao solicitante via e-mail
      “Processo concluído”: processo deferido.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema SACI

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    4. Restabelecer a vigência da habilitação

      A ANAC analisa a solicitação e documentação recebida. Concluído o processo com sucesso, a vigência da habilitação será atualizada nos registros do piloto e aparecerá automaticamente no CHT Digital.

      Canais de prestação

        Web : 

      CHT Digital

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 10 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Quaisquer dúvidas adicionais podem ser apresentadas diretamente pelo canal de atendimento da Anac ou pelo telefone 163.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Válido por 24 mês(es)

    Informações adicionais ao tempo de validade

    Ao final do processo, o (a) solicitante receberá uma vigência de 24 (vinte e quatro) meses em sua habilitação de classe.


    Legislação
    • RBAC 61


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


  • Atos Públicos de Liberação
    • Emissão, modificação e revalidação de licenças, certificados e habilitações de profissionais da aviação civil (pilotos, mecânicos de voo, comissários, despachantes de voo, mecânico de manutenção e profissionais AVSEC) Ver detalhes
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  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: ANACVigênciaClasseHabilitação
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